Conheça a rota da primeira viagem missionária do apóstolo Paulo e Barnabé na Ásia Menor
Em sua primeira viagem missionária, o apóstolo Paulo passou por cidades que hoje fazem parte do território turco.
São Paulo – 03/03/2023 – Por Silvana Coelho
Conheça agora a cidade de Perge e a rota da primeira viagem missionária do apóstolo Paulo. Isso mesmo, vamos levar você, querido leitor, pela rota que Paulo utilizou em sua primeira viagem missionária.
Embora existam divergências de datas por parte de alguns historiadores, acredita-se que a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo tenha ocorrido entre os anos 46 e 48 ou 47 e 49 d.C. Seja qual for a data correta, vemos que as grandes distâncias a serem percorridas naquela época não foram impedimentos para que Paulo, Barnabé e João Marcos dessem início à propagação da mensagem de Jesus pela então Ásia Menor (moderna Turquia).
No livro de Atos (13, 14 e 15), vemos que a rota da primeira viagem do apóstolo Paulo começou em Selêucia Pieria antigo porto marítimo de Antioquia da Síria (atual Hatay, na Turquia) e que foi importante para as viagens dos missionários cristãos do 1º século. Aliás, Hatay é a cidade atingida pelo forte terremoto no começo de fevereiro e que vitimou mais de 50 mil pessoas.
Bem, voltando à viagem de Paulo e seus companheiros, observamos que eles seguiram navegando até Chipre onde percorreram as cidades de Salamina e Pafos e anunciaram a palavra de Deus nas sinagogas, conforme destaca o texto bíblico: “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (Atos 13:4-6).
De Selêucia, Paulo então seguiu em direção a Perge (cidade que vamos detalhar mais à frente). Depois continuou para Antioquia da Psídia (atual Yalvaç), Iconium (atual Konya), Listra (atual Hatunsaray) e Derbe. Difícil entender porque Paulo escolheu uma rota que não oferecia tanta segurança ao invés das estradas romanas já existentes. Entretanto, para muitos historiadores talvez seja a evidência de que havia populações judaicas na região.
Porque Perge foi tão importante na primeira viagem missionária do apóstolo Paulo
Paulo, Barnabé e João Marcos passaram por Perge (atual Perga) situada na província da Panfília. Segundo o texto bíblico (Atos 13:13), Paulo passou a liderar a missão evangelística que, de certa maneira, não incomodou a Barnabé. João Marcos, porém, teve reação contrária, desistiu de seguir os companheiros e voltou para casa. Essa atitude deixou Paulo insatisfeito e em conflito com Barnabé que, em outro momento, pretendia trazer o jovem Marcos de volta para acompanhá-los na segunda viagem missionária.
A cidade de Perge esteve sob o domínio do império persa até 334 a.C., quando o exército de Alexandre o Grande dominou a região. Em 188 a.C., foi a vez dos romanos conquistarem Perge, incorporando-a à província da Ásia.
Perge foi a capital da Panfília e localiza-se a cerca de 15 quilômetros de Antalya (antiga Atália). Tornou-se famosa, assim como Éfeso, por causa do templo e culto a Ártemis, deusa da caça na mitologia grega. Hoje, a cidade antiga ainda exibe muitas ruínas, como as do teatro, ginásio, banhos romanos, Ágora central, colunas e portões greco-romanos. Por ali, o apóstolo Paulo e Barnabé passaram duas vezes (Atos 14:25).
O que ver na antiga Perge, cidade visitada pelo apóstolo Paulo
Perge, com seus mais de dois mil anos, atrai muitos visitantes de todo o mundo. Afinal, é interessante conhecer o que sobrou das ruínas bem preservadas daquela que já foi uma cidade próspera e que teve a honra de receber o apóstolo Paulo, que viria a ser um dos maiores propagadores do Cristianismo.
A cidade está incluída na Lista Temporária do Patrimônio Mundial da UNESCO devido à importância de suas ruínas e dos artefatos encontrados nas escavações arqueológicas. Grande parte desse material está em exposição no Museu de Antalya, considerado um dos mais ricos museus de esculturas romanas do mundo.
Estádio de Perge
Perge tinha como símbolo duas torres que serviam de entrada principal para a cidade, de onde seguia uma rua de 300 metros de extensão com colunas que levava à fonte monumental e onde havia diversas lojas em toda sua extensão. O Estádio, com capacidade para 12 mil pessoas, é outro símbolo daquela época em que se realizavam competições desportivas em seus 234 metros de comprimento e 34 metros de largura.
Além disso, a cidade abrigava basílicas, complexos de banho, ruas colunadas, fontes e era uma das mais organizadas do Império Romano. Importante ressaltar que Perge também é o ponto de partida da “Saint Paul’s Road”, uma das rotas de trekking mais populares da Turquia.
As muralhas que protegiam a cidade de Perge
Perge era cercada por muralhas em forma de anel e sua construção data do século III a.C., com diversas torres retangulares, algumas ainda restam de pé. As escavações da cidade revelaram o que sobrou das casas residenciais que eram dotadas de cisterna de água e banheiro, além dos mosaicos que cobriam o chão.
Como você pode perceber, estas são algumas das curiosidades sobre a antiga Perge que teve a honra de receber em suas terras um dos principais apóstolos de Cristo.
Mas não deixe de nos acompanhar nesse roteiro cheio de descobertas acerca das viagens missionárias de Paulo.
Caminhos cristãos na Turquia
Ah… e se você quer conhecer essa e outras histórias sobre o início do Cristianismo na Turquia, adquira meu guia “Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor”. Com ele você vai viajar pelas cidades de Antakya (antiga Antioquia da Síria), Tarsus (onde nasceu o apóstolo Paulo), Capadócia (terra de São Jorge).