As estradas romanas e sua contribuição para a propagação do Evangelho há mais de dois mil anos

São Paulo – 19/03/2023

Por Silvana Coelho

As estradas  interligavam as províncias da Ásia Menor e serviam de caminho para a expansão da nova fé.

As estradas romanas e sua contribuição para a propagação do Evangelho há mais de dois mil anos. Elas permitiram a propagação do Evangelho e foram um marco para a consolidação de um império que viria dominar o mundo então conhecido, unindo cidades e províncias na Europa, Ásia, norte da África e Oriente Médio.

Inicialmente, esse sistema de estradas romanas fora usado para o transporte militar e intensificou não apenas a troca de mercadorias, mas também a comunicação entre os governantes da época. Além disso, elas foram importantes na disseminação da fé cristã contribuindo para que os apóstolos e seguidores de Jesus se locomovessem entre as províncias romanas, conforme veremos mais à frente.

As estradas romanas permanecem intactas em alguns trechos

Via Ápia antiga
Via Ápia antiga, Roma

Diversos historiadores destacam a quantidade de estradas distribuídas por Roma e as mais de 113 províncias existentes no final do Império Romano. São nada menos do que 372 grandes estradas interligadas, das quais mais de 80 mil km tinham calçamento.

Entretanto, muitos trechos do que sobrou dessas estradas ainda podem ser vistas em meio as cidades modernas que se desenvolveram ao redor, como em Tarsus e Sardis, na Turquia; Via Ápia, em Roma; e Tessalônica, na Grécia.

A Via Ápia é considerada a mais importante de todas e foi criada em 312 a.C. pelo magistrado Ápio Cláudio. Era conhecida também como a “Rainha das Estradas”, ligando Roma à cidade de Cápua, na região da Campania.

Posteriormente, a estrada foi ampliada e chegou até o porto de Brindisi, na Itália, ponto mais próximo do Oriente Médio e Ásia, totalizando um trajeto de aproximadamente 600 km de extensão.

Apóstolo Paulo chegou a Roma pela Via Ápia

De acordo com o livro de Atos 28:12-30, o apóstolo Paulo partiu de Siracusa em direção a Roma e, após dois dias de navegação, chegou ao porto de Putéoli (atual Pozzuolli), na região de Nápoles. Ele se encontrou com os irmãos que vieram recebê-lo até a Praça de Ápio e as Três Vendas, também conhecidas como Três Tavernas que servia de parada para os viajantes. O texto bíblico diz que ao ver os irmãos, “Paulo agradeceu a Deus e tomou coragem”.

Hoje, parte da antiga Via Ápia está preservada dentro de um parque arqueológico e para entrar na cidade era preciso passar pela Porta de San Sebastiano. Importante ressaltar que ao longo da Via Ápia existem também muitas catacumbas onde os mortos eram enterrados.

Entre elas destacam-se as de São Sebastião, São Calixto e Domitilla, verdadeiros labirintos de ruas e passagens subterrâneas usados como local de sepultamento.

Reconstituição dos caminhos romanos

Como bons engenheiros, os romanos construíram ainda diversos palácios, aquedutos, cisternas e edifícios imponentes como o Coliseu de Roma. Porém, o que chama a atenção mesmo é a rede viária sofisticada para uma época em que não havia tecnologia como as usadas hoje. Eles detinham o conhecimento de técnicas de preparação do solo com argamassa para a instalação das pedras de basalto, cujo preparo previa até a inclinação do terreno para escoamento da água.

Como se vê, todo esse cuidado permitiu que muitos trechos permanecessem intactos até hoje, mais de dois mil anos depois. Infelizmente no passado as pessoas usaram as pedras desses edifícios e estradas para a construção de novos prédios.

Nomenclatura das estradas romanas

Consta que as estradas romanas mais importantes recebiam os nomes dos governantes responsáveis pela sua construção. São elas: a Via Cássia (perto da Ponte Mílvio), a Via Flamínia (saindo da Piazza del Popolo), a Via Ápia e a Via Aurélia.

Entretanto, as estradas se classificam ainda de acordo com as localidades a que destinavam, como a Via Nomentana, Tiburtina, Tuscolana, Adreatina, Ostiene e Portuense, além das vias Salária e Trionfale.

As antigas estradas romanas ultrapassavam fronteiras

Ruínas romanas em Salônica, Grécia
Ruínas romanas em Salônica, Grécia

Falamos anteriormente das estradas que estão em território italiano. Porém, existem muitas vias terrestres construídas pelos romanos que ultrapassavam fronteiras, unindo inúmeras províncias do antigo império.

Depois da famosa via Ápia, em Roma, destacamos a via Egnatia que fora construída por volta do século II a.C., atravessando a região dos balcãs, a Macedônia, Salônica (atual Tessalônica na Grécia), chegando até a região da Trácia, onde hoje fica Istambul e estendendo-se até a Anatólia, na Turquia.

Como podemos observar, as estradas romanas construídas há mais de dois mil anos ajudou a promover o comércio das regiões, o transporte de mercadorias e dos exércitos. E contribuiu também para a divulgação e expansão da mensagem de Jesus.

Personagens bíblicos que passaram pelas estradas romanas

Personagens como os apóstolos Pedro, Paulo e João, entre tantos outros, certamente percorreram muitas dessas estradas com o firme propósito de transmitir uma mensagem de fé e amor.

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Caminhos Cristãos na Turquia
Capa do livro Turquia Caminhos Cristãos

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