Conheça Antakya, a cidade onde o apóstolo Pedro fundou a Igreja cristã

São Paulo – 16/02/2023

Por Silvana Coelho

A cidade onde o apóstolo Pedro fundou a Igreja cristã, e os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez, foi parcialmente destruída pelo terremoto no início de fevereiro.

Vista geral de Antakya, na Turquia
Vista geral de Antakya em 2018 / Arquivo Pessoal

Vamos conhecer um pouco da cidade onde o apóstolo Pedro fundou a Igreja cristã. Ao longo de sua história, Antakya (antiga Antioquia da Síria), na província de Hatay, enfrentou grandes desafios, sendo dominada pelos hititas, assírios e persas. Além dessas dominações, Hatay e Antakya que se localizam próximas à fronteira com a Síria, sofreram e ainda sofrem com terremotos, como o registrado no último dia 6 de fevereiro e que causou a morte de mais de 36 mil pessoas e deixou milhares de desabrigados.

A cidade de Antakya foi fundada às margens do rio Orontes por volta do ano 300 a.C., tornou-se um importante centro comercial, administrativo e religioso, mas foi destruída por um terremoto em 148 a.C. Fez parte do Império Romano e por isso os romanos ajudaram na reconstrução da cidade tornando-se a terceira maior cidade daquele tempo, perdendo apenas para Roma e Alexandria.

Rio que corta a cidade de Antakya
Foto de 2018 do antigo Rio Orontes que corta Antakya / Arquivo Pessoal

Destruição de Hatay após o terremoto em fevereiro de 2023/Reprodução de internet

As escavações arqueológicas trouxeram à tona belíssimos mosaicos que decoravam casas e edifícios públicos e que hoje têm grande valor histórico, atraindo a atenção dos turistas do mundo todo. Mas novos terremotos, incêndios e conflitos destruíram novamente a cidade e, mais uma vez, passou por nova reconstrução.

Mosaicos da região de Antakya
 Mosaico encontrado em escavações na cidade / Arquivo Pessoal

Apóstolo Pedro fundou a Igreja cristã numa gruta

Altar no interior da gruta de S. Pedro, em Antakya
Altar no interior da gruta de S. Pedro, em Antakya / Arquivo Pessoal

Apesar de tanta destruição, Antioquia tornou-se um importante centro do Cristianismo. Depois da morte de Jesus Cristo, o apóstolo Pedro foi para a Antioquia para propagar o evangelho, trabalho esse que era feito em uma caverna esculpida nas rochas e que tem 13 metros de profundidade e 7 metros de altura, onde hoje está Igreja de São Pedro, localizada em “Stauris”, que significa “Montanha da Cruz” .

Muitos foram os convertidos ao Cristianismo, que se espalhou rapidamente e transformou Antioquia em dos mais importantes centros da fé. Foi nesse local que os seguidores de Cristo foram chamados “cristãos” pela primeira vez (Atos 11:19-30).

Bazar típico no centro de Antakya

Bazar típico no centro de Antakya / Arquivo Pessoal

Em 2018, visitei toda aquela região que é cheia de simbolismo bíblico, afinal, os principais apóstolos de Jesus viveram e deram início à propagação do evangelho a partir dessa cidade.

Infelizmente, no início de fevereiro a região foi atingida pelos terremotos, incluindo Gaziantepe, Sanliurfa (onde viveu Abrahão), Adyiaman (onde está o Monte Nemrut) e a província de Hatay, cuja capital é Antakya. A cidade hoje tem em torno de 1,5 milhão de habitantes e conta com muitas ruas estreitas e é cheia de lojas e restaurantes de todos os tipos.

Mas o que atrai os turistas e peregrinos de todo o mundo é a gruta onde o apóstolo Pedro deu início à propagação do evangelho, realizando reuniões com os demais seguidores de Jesus. A gruta fica no alto de uma colina, onde hoje está o museu e a Igreja de São Pedro e de onde se pode ter uma vista privilegiada da cidade logo abaixo.

Igreja de São Paulo em Antioquia

Igreja de São Paulo, em Antakya
Igreja de São Paulo em Antakya / Arquivo Pessoal

Mas não foi apenas o apóstolo Pedro que viveu na cidade e fundou a Igreja cristã. O apóstolo Paulo também passou pela região, onde hoje também tem uma igreja dedicada a ele. A pequena igreja fica numa viela quase escondida e diariamente recebe visitantes interessados em conhecer os locais sagrados para os cristãos.

É importante saber que existem outras igrejas cristãs na cidade, mas infelizmente não foi possível conhecer todas. Porém, estive nas duas principais que retratam bem os relatos bíblicos sobre a igreja primitiva.

Igrejas cristãs em Antakya
Igrejas cristãs em Antakya / Arquivo Pessoal

Agora, só nos resta orar pela população atingida pelo terremoto e pedir que Deus console cada família que perdeu seus entes queridos e suas casas. Estejamos com eles em oração!

Conheça a Turquia com quem entende do assunto

Se ficou curioso em conhecer mais dessas histórias, então viaje à Turquia com entende do assunto. Além de jornalista e editora deste site, também sou consultora de viagem e representante da Segredos da Turquia by Kleos Tourism no Brasil. Levamos grupos de viagens para conhecer as 7 Igrejas do Apocalipse, Istambul e Capadócia e muitos outros roteiros interessantes. Para mais informações entre em contato pelo email: silvanacoelho@kleostourism.com

Ou então conheça essas e outras histórias bíblicas relacionadas à Turquia no meu guia turístico Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor.

Adquira agora seu exemplar (ebook ou físico) pelo site www.caminhoscristaos.com.br

Capa do livro
Lançamento do livro em Istambul / Arquivo pessoal
Compartilhe:

Deixe comentário