Saiba como o livro de Habacuque ensina a ter fé e esperança

Roma – Atualizado em 21/09/2021

Saiba como o livro bíblico de Habacuque chama a atenção para questões importantes e que muitas vezes deixamos de lado.

Qual é a nossa perspectiva de vida?

Qual é a nossa visão diante de uma situação inesperada?

Nesses momentos temos um ponto de vista humano ou sobrenatural?

O livro do profeta Habacuque mostra que ele aprendeu que olhar uma situação sob a perspectiva sobrenatural pode ajudar passar pelas dificuldades com mais força e esperança.

Ele estava com medo da destruição iminente de sua nação pelos babilônios e percebeu que sua fé havia enfraquecido. Por isso sua mensagem nos ensinar a ter esperança e a sermos mais confiante e mais dependentes de Deus nas situações mais complicadas.

O que Habacuque ensina para termos fé e esperança (2:2-14)?

O nome de Habacuque aparece apenas duas vezes em toda a Bíblia. É um nome de origem hebraica que pode ser traduzido como ‘abraço’. Entretanto, há estudiosos que dizem que o nome Habacuque seria originário de uma planta cultivada pelos assírios. Enfim, seja qual for a origem do nome ou a tradução, o que importa é que Habacuque foi um profeta que se preocupava com o povo. Por isso, ele questionou Deus e esperou por respostas.

O livro de Habacuque foi escrito por volta do ano 586 a.C., antes da destruição de Jerusalém pelos babilônios. De acordo com a Bíblia, o povo de Judá era corrupto, maldoso e adorava falsos deuses ao invés de prestar culto somente a Deus. Além disso, havia ameaças de invasão por parte dos babilônios (caldeus), que procuravam aumentar o seu império.

Essa ameaça direta a Judá foi o que levou Habacuque a clamar pela ajuda de Deus. Ele ainda fez um apelo à população para que também confiasse em Deus, assim como ele próprio confiava (Hc 2:4; 3:16-19).

Habacuque confiou em Deus

Mas diante da perspectiva de destruição de Judá pelos Babilônios, Habacuque entendeu que sua fé já não era a mesma. Porém, nos três capítulos do livro de Habacuque podemos ver que o profeta tinha um coração cheio de dúvidas e por isso questionou a Deus porque não respondia às suas orações e deixava o povo sofrer.

O profeta Habacuque ensina que Deus parecia não se importar com o sofrimento do povo. Mas Deus o fez entender que tudo estava em seu controle. E Habacuque aprendeu a esperar no Senhor em meio às dificuldades e a obedecer ao que Deus tinha colocado em sua vida.

Deus lhe deu uma perspectiva divina sobre a situação difícil pela qual estava passando. Portanto, entenda que, apesar de você estar em meio à tempestade, saiba que Deus está no controle de tudo.

Lembre-se também do apóstolo Paulo, que passou por situações adversas, talvez piores, mas ele foi perseverante e acreditou na Palavra de Deus e suas promessas de bênçãos.

Confira esses detalhes no livro Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor. Você pode adquiri-lo na versão digital https://go.hotmart.com/W46317276E ou ainda na versão impressa http://www.caminhoscristaos.com.br/produto/caminhos-cristaos-na-turquia/.

Conclusão

O livro de Habacuque pode ajudá-lo a superar as dificuldades. E no capítulo 2:1-4, vemos que Habacuque decidiu ficar alerta, mas orando e esperando o que Deus iria fazer pelo povo de Judá.

Muitas vezes achamos que não conseguiremos progredir como aqueles que não demonstram qualquer consideração a Deus. Mas precisamos crer que Deus poderá mudar tudo a nosso favor.

Por isso, não olhe as situações com uma visão humana, mas sim divina. Dessa forma veremos que o Senhor cumprirá as promessas de bênçãos que Ele tem colocado em nossas vidas. Basta apenas crer e confiar!

Leia mais em: https://painelgospel.com.br/qual-e-a-nossa-perspectiva/

Leia mais em: https://www.bible.com/pt/bible/211/HAB.2.NTLH

Compartilhe:

Deixe comentário