Curso 1: Conhecendo mais a Bíblia Sagrada

Nesta série de cursos vamos abordar algumas curiosidades acerca da Bíblia e que poderão ajudar o leitor (a) a entender melhor os textos sagrados e como eles chegaram até nós.

Istambul – 10/10/2017

Em primeiro lugar, vamos entender o que é a Bíblia e sua origem. É uma palavra que vem do grego “bíblia”, que significa livros. É usada para designar os textos do Antigo e do Novo Testamentos que são reconhecidos pelas igrejas cristãs ao redor do mundo. É importante entender que a Bíblia é revelada e inspirada por Deus e vem trazer os propósitos de Deus para as nossas vidas.

Inspiração é a influência que Deus exerceu, no passado, sobre os autores humanos que registraram os planos e propósitos de Deus para o mundo, ou seja, tudo o que está escrito na Bíblia não surgiu por causa da criatividade humana, mas pela influência divina. E é isso que dá autoridade à Bíblia.

A Bíblia, cujo propósito central é apresentar a história da redenção humana, contém textos divididos, a partir do século 2º, em Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT), servindo para diferenciar as escrituras hebraicas das cristãs. Os dois termos também se referem à Antiga Aliança ou lei mosaica e Nova Aliança, assim determinada após a morte de Cristo.

O Antigo Testamento descreve a revelação de Deus para o povo e foi escrito em sua maior parte na língua hebraica, embora alguns trechos tenham sido escritos em aramaico. O Novo Testamento aborda o nascimento e o ministério de Jesus, e a história da igreja cristã.

A Bíblia contém 66 livros, sendo 39 no AT e 27 no NT, divididos em: históricos, poéticos e proféticos. Vamos começar pelos livros históricos, que são aqueles em que se inclui o Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros bíblicos.

São eles: Gênesis, que narra o início de tudo; Êxodos, que trata da saída dos israelitas do Egito; Levítico, que aborda as leis; Números, que aborda a organização das tribos de Israel; e Deuteronômio, que é a repetição da Lei para a nova geração. Em seguida vêm os livros de Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Na próxima sequência do curso vamos abordar os livros poéticos e proféticos.

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário