Coronavírus impõe novo ritmo a Istambul

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Crônicas de Istambul

Istambul – 16/03/2020

Por Silvana Coelho

Istambul, tradicionalmente agitada e cheia de turistas, já vinha vivendo uma fase de redução de turistas devido às restrições e cancelamentos de voos impostos pela Turkish Airlines e, mais recentemente, por companhias aéreas de outros países.

Agora, com os 18 primeiros casos do Covid-19 confirmados em território turco, o governo impôs o fechamento de escolas, bares e discotecas e o cancelamento de eventos. Com isso, as ruas vão ficando mais vazias e o trânsito flui melhor.

Além disso, está sendo feita a higienização do transporte público, como ônibus, metrô e Metrobus. Nos supermercados os cuidados também são observados, após cada cliente – alguns com máscaras – finalizar sua compra, o funcionário do caixa efetua a higienização da bancada.

E assim seguem todos, tomando medidas preventivas para evitar a propagação do vírus e conter o aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus, que tornou-se uma pandemia após atingir mais de 110 países.

Mas a situação, especialmente para quem trabalha com o turismo, já que é grande o número de pessoas cancelando suas viagens. Anualmente a Turquia recebe cerca de 40 milhões de turistas de todo o mundo. No Grande Bazar, por exemplo, muitas lojas chegaram a fechar por falta de clientes, o que pode vir a ocorrer se não houver um controle eficaz do coronavírus e se os casos continuarem a aumentar. Aqui também teve corrida aos supermercados e muitas prateleiras ficaram vazias, e às farmácias em busca de álcool em gel e colônias.

Enquanto a situação no país não for resolvida, nós, brasileiros, como toda a população turca, seguimos em frente tomando os cuidados necessários de higiene com as mãos, evitando sair de casa sem necessidade e torcendo para que tudo se normalize o mais rápido possível.

 

Compartilhe:

Deixe comentário