Tessalônica e sua importância bíblica

Istambul – 08/01/2020 – Atualizado em 29/10/2023

Você sabia o que Alexandre o Grande, Aristóteles e Mustafal Kemal Atatürk têm em comum? Os três nasceram na região da antiga província da Macedônia, mais precisamente na cidade grega de Tessalônica (moderna Salônica que hoje pertence à Grécia). Atatürk, é bom lembrar, veio a ser o fundador da República da Turquia e seu primeiro presidente. Tessalônica estava localizada na Via Egnatia, principal estrada romana que ligava Roma à Ásia e que, por sua excelente localização, foi um importante porto marítimo nos tempos do apóstolo Paulo, autor das duas epístolas bíblicas aos tessalonicenses.

Paulo escreveu essas epístolas quando esteve em Corinto, durante a sua segunda viagem missionária (50–52 d.C.).  De acordo com historiadores, 1ª Tessalonicenses pode ter sido a primeira das epístolas de Paulo. A mensagem foi endereçada aos novos convertidos da Igreja em Tessalônica, onde havia também uma comunidade de judeus. Com essa carta o apóstolo queria encorajar os crentes a continuarem a árdua tarefa de evangelização com perseverança e crescimento até a volta de Jesus e, também, corrigir os mal-entendidos acerca dos sinais dos tempos.

Em 1ª Tessalonicenses, discute-se a volta de Cristo e os eventos que levam à volta dele e a esperança futura, pois Paulo acreditava que essa esperança pudesse encorajar os tessalonicenses suportarem toda a perseguição e sofrimento e permanecessem perto de Deus.  A epístola de 2ª Tessalonicenses foi escrita por Paulo entre os anos 51 a 52 d.C., cujo objetivo era exaltar a fidelidade de Deus e novamente encorajar os cristãos a manterem-se firmes na fé diante das tribulações. Paulo advertiu ainda aos tessalonicenses sobre os perigos da ociosidade e encorajou-os a trabalharem e a “terem uma vida de autocontrole” (Bíblia da Mulher – SBB).

Um estudo mais aprofundado pode ser visto em 1ª e 2ª Tessalonicecnes e no livro de Atos (17:1-15), este último destaca que Paulo, em companhia de Silas, esteve três sábados em uma sinagoga, ministrando a Palavra aos judeus. Muitos entenderam o chamado de Deus e se juntaram a Paulo e Silas, outros não concordaram e passaram a persegui-los.

Além dos aspectos históricos-bíblicos, Tessalônica é uma cidade atraente para os turistas com muitos locais para serem descobertos. Por ser pequena, Tessalônica permite fazer todos os passeios a pé. Os pontos turísticos ficam em sua maioria na região central.

Aristóteles Square

Praça super charmosa com um calçadão para pedestres, repleta de bares, lojas e restaurantes. Ali encontra-se a estátua em homenagem ao filósofo.

 

 

 

 

Torre Branca

A Torre Branca, construída em 1535, fica no calçadão à beira-mar. Posteriormente foi cercada por muralhas e usada como prisão no período da ocupação otomana da Grécia. Como muitos prisioneiros foram torturados e executados no local, a Torre foi apelidada de Torre do Sangue e Torre Vermelha. Passou a ser chamada de Torre Branca a partir de 1890. Com 34 metros de altura, abriga o Museu da Torre Branca, dedicado à História de Salônica. No último andar tem uma vista de 360??° da cidade, do mar e até mesmo do Monte Olimpo, o ponto mais alto da Grécia. O pôr-do-sol é um espetáculo à parte.

 

 

Orla de Salônica

O calçadão de 5 km à beira-mar fica lotado de turistas e moradores, onde se encontram muitos bares e restaurantes, promovendo uma atmosfera descontraída. A caminhada no entorno vai levando o turista a descobrir os demais pontos turísticos e, para nossa surpresa, uma churrascaria bem brasileira (Picanha Meat&More), onde se pode saborear uma carne de excelente qualidade, uma mandioca frita, além de coxinhas e mousse de maracujá. Fica no bairro de Ladadika, cheio de bares e restaurantes bem charmosos.

 

 

 

Sítios Arqueológicos

A Ágora, antigo centro administrativo romano de Tessalônica, é do 2 século d.C. No local restam as ruínas de um teatro, dos banhos e de colunas greco-romanas. Ali se encontra o Museu Arqueológico com uma coleção de relíquias encontradas na região, como estátuas, colunas e demais utensílios. Também no centro da cidade está o Arco de Galério (Kamara), construído em 306 d.C. para celebrar a campanha vitoriosa sobre os persas. Hoje existem apenas dois pilares e o arco que ainda permanecem de pé, na junção da rua Egnatia e Demetriou Gounari. Próximo ao Arco está a Rotunda de Galério, um imponente prédio que serviu como mausoléu romano, depois como igreja cristã e, posteriormente, como mesquita sob os turco-otomanos. Seu interior é decorado com impressionantes mosaicos cristãos antigos.

 

 

Igrejas

São muitas as igrejas a serem visitadas na cidade, como a Agios Pavlos (Igreja de São Paulo), que fica no alto de uma colina. A Agios Dimitros, mais importante e dedicada a São Dimitri, o santo padroeiro da cidade. Panagia Achiropiitos, uma igreja bizantina construída no século 5, com belos afrescos e a Agia Sofia, construída no século VIII e baseada na Hagia Sofia de Constantinopla (atual Istambul).

Ana Poli: cidade velha

Localizado na parte alta de Tessalônica, o distrito de Ana Poli é considerado o centro histórico. Ana Poli era uma cidadela cercada por enormes muralhas durante a ocupação bizantina e otomana. Ali está a Torre Trigoniou, construída durante a ocupação veneziana. Dá para ir de transporte público até a torre. Depois de explorar a parte alta, vá descendo a pé as ladeiras, beirando a muralha, conhecendo as ruazinhas estreitas e cheias de pequenos restaurantes, no final estará próximo ao Arco de Galério e demais prédios históricos.

 

 

 

Museu de Atatürk

Não deixe de visitar o Museu de Atatürk, uma antiga casa onde morou o ex-presidente da Turquia. Atatürk foi um importante general que lutou pela libertação turca e promoveu profundas mudanças com o fim do Império Otomano e fundou a República da Turquia e tornou-se o primeiro presidente do país.

Compras

Os mercados populares estão localizados próximos à Rua Ermou e oferecem diversos tipos de produtos locais, como queijos, azeitonas, especiarias, ervas e doces. São mais simples com os produtos expostos nas ruas. Para quem prefere as lojas de grife, vá para as ruas Tsimiski, Mitropoleos e adjacências.

Compartilhe:

Deixe comentário