salvaçãoAs pessoas que não são cristãs sempre nos perguntam o que é e para quê serve a salvação ou por que se deve crer em Jesus? Não adianta citarmos versículos e mais versículos da Bíblia. É preciso explicar de maneira simples para que todos entendam e possam aceitar Jesus.

Ser salvo (de alguma situação), do ponto de vista humano, nos dá a ideia de que estamos correndo algum tipo de perigo e que precisamos de ajuda para sairmos da situação que nos atinge. Mas do ponto de vista sobrenatural, a salvação refere-se ao pecado e mostra que os seres humanos precisam abandonar sua natureza pecaminosa, voltando-se para Jesus.

No mundo espiritual entendemos que há o caminho para a morte eterna e para a vida eterna e é Jesus quem nos salva do caminho que nos levará para a morte eterna (Rm 6.23). “…O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.”

Entendemos que a Salvação é um livramento de Deus. Veja que no Antigo Testamento Deus livrou seu povo de seus inimigos e no Novo Testamento, Deus livrou os pecadores de passarem a eternidade no inferno. “Crê no Senhor Jesus; e serás salvo tu e tua casa” (At 16.31).

O homem pode ser salvo por Deus, mas como ele pecou? Voltemos ao início de tudo. No início, Adão e Eva viviam no paraíso e mantinham uma relação direta com Deus, mas o pecado entrou na vida deles a ponto de serem expulsos. Isso mostra como eles foram desobedientes e tiveram de sofrer as consequências desse ato. Adão pecou tornando-se escravo do pecado e todos os seus descendentes vieram ao mundo em igual condição (Is 43:27). Mas Jesus, filho de Deus, foi crucificado e morreu por nossos pecados.

Independentemente da condição social, religiosa ou moral do homem, todos nascem pecadores e podem ser remidos do pecado ao aceitarem Jesus Cristo como Salvador e ter uma vida nova.

Mas quais são as mudanças operadas na vida de uma pessoa que crê em Deus?

  • Será filho de Deus – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (Jo 1:12 ; Gl 3:26);
  • Gerado de Novo – “Segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição dos mortos…” (1Pe 1:3);
  • Nova Criação – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5:17);
  • Nova condição – “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus…” (Rm 8:1);
  • Nova Natureza – “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2Pe 1:4).

E é por meio do evangelho que os homens passam a conhecer esse Deus que é generoso e que concede a salvação a todos os que o buscam (Rm 10:12). É por meio da fé que o homem reconhece a sua condição de pecador e entende o quanto necessita de salvação (Gl 3:23; Rm 5:18).

É importante entender que não adianta apenas ir à Igreja buscar as bênçãos materiais, de emprego etc., mas a salvação em Cristo. Quem não aceitar a mensagem que traz nova vida não pode entrar no reino dos céus (Jo 3:3). Para ser salvo, basta crer em Jesus.

Compartilhe:

Deixe comentário