Harran: cidade onde viveu Abrahão

Como se tivesse parada no tempo por suas casas tradicionais de tijolos de barro em forma de colmeia, está a cidade de Harran (Harã) onde viveu Abrahão o patriarca das nações. 

Por Silvana Coelho – 04/06/2023

Ruínas em Sanliurfa
Província de Sanliurfa, sudeste da Turquia / Silvana Coelho – Arquivo Pessoal

Estamos falando de Harran, também chamada de Harã, a cidade turca onde viveu o profeta Abrahão, pai das nações e das três maiores religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Harran está localizada a 44 km de Sanliurfa (região conhecida no passado como Edessa), na Turquia. Por ali teria vivido Abrahão, o pai de todas as nações. Sim, o mesmo Abrahão que Deus ordenou que deixasse sua parentela e fosse para a terra prometida.

É curioso como muitos personagens bíblicos viveram onde hoje está o território turco. Em outras postagens falamos dos apóstolos Paulo, que fundou igrejas na Ásia Menor; Pedro, que viveu e fundou a igreja em Antioquia; João, que viveu em Éfeso e escreveu as cartas às igrejas do Apocalipse, entre tantos outros. Neste post vamos falar de Abrahão, filho de Tera, que saiu de Ur dos caldeus (cidade localizada perto do rio Eufrates) e seguiu para Harran, atual Turquia (Gn.11:31-32).

Deus ordenou a Abrahão que saísse do meio de sua parentela e fosse para a terra que Ele mostraria (Gn. 12:1-2). Deus prometeu a Abrahão que “de ti farei uma grande nação”. Abrahão obedeceu a Deus e partiu de Harran com sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló, levando seus pertences. Seguiram então para a terra de Canaã (Gn. 12:5). O livro de Genesis conta a trajetória de Abrahão, a partir de quem se desenvolveriam as religiões abraâmicas, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Assim, retratamos mais um personagem importante que viveu numa região conhecida então como Mesopotâmia, mas que hoje pertence à Turquia. Mais uma vez chamo a atenção para a riqueza cultural e bíblica da Turquia, um país repleto de sítios arqueológicos que resgatam as histórias da Bíblia.

Onde fica Harran, cidade do patriarca Abrahão

Rio Eufrates, na antiga Mesopotâmia
Rio Eufrates na antiga Mesopotâmia (atual Turquia) / Silvana Coelho – Arquivo Pessoal

A cidade de Harran teria sido fundada entre os anos 2500 e 2000 a.C. Foi um importante centro comercial, cultural e religioso da antiga Mesopotâmia e ficava na interseção da Rota da Seda, Iraque, Síria e Anatólia.

Segundo o site Wikipedia, Harran está situada em uma importante encruzilhada geográfica: “entre os rios Eufrates e Tigre e na fronteira entre as antigas culturas da Mesopotâmia e da Anatólia”. De acordo com pesquisas realizadas na região, os primeiros assentamentos em torno de Harran datam de 10.000 a 8.000 a.C.

Muitas civilizações passaram por Harran, como os acadianos, babilônios, assírios, hititas, persas, romanos, bizantinos, entre tantos outros. Era conhecida também por sua produção agrícola e comercial e, no período de 718 d.C. a 913 d.C., tornou-se famosa por ser um centro cultural e de conhecimento.

Harran: uma cidade pagã

Harran era considerada uma cidade pagã no século IV. Segundo o site Wikipedia, por esse motivo o bispo nomeado para Harran em 361 d.C. se recusou a residir na cidade, preferindo a cidade vizinha de Edessa. Contudo, mesmo sendo uma cidade pagã, Harran mantinha um certo interesse para os cristãos porque estava mencionada no Livro de Genesis, que a descreve como o local em que Abrahão viveu antes de partir para a terra prometida.

Consta que os pagãos de Harran ofereciam suborno aos oficiais da igreja e do governo local para manter-se no paganismo durante o Império Romano. Porém, no ano 590 d.C. o imperador Mauricius teria ordenado ao bispo de Harran, Estêvão, que perseguisse os pagãos da cidade, mas muitos se recusaram a se converter ao Cristianismo e por isso foram executados.

O que ver em Harran, a cidade de Abrahão considerado o pai das nações

A pequena Harran tem cerca de 85 mil habitantes, mas não oferece muitos atrativos turísticos. Entretanto, vale a pena visitar o local e conhecer essa cidade que nos remete ao passado de um dos mais importantes personagens citados na Bíblia.

Por outro lado, as ruínas da Universidade de Harran, conhecida ainda como Madrasa, era a primeira instituição islâmica que permaneceu ativa entre os séculos VIII e XII. Com um ambiente intelectual liberal, pelo menos 8 mil estudantes foram educados ali nas mais diversas áreas do conhecimento, como matemática, medicina, filosofia, astrologia, astronomia e outras.

Casas em forma de colmeia

Casas típicas em Harran, onde viveu Abrahão
Casas em forma de colmeia eram típicas em Harran, Turquia / Reprodução de Internet

Outra curiosidade local são as casas de tijolos de barro em forma de colmeia, as chamadas kümbet. Segundo as escavações arqueológicas, o costume de construir essas casas remonta a milhares de anos no norte da Mesopotâmia.

Atualmente, restam poucas casas nesse formato em Harran, sendo que cada uma era construída com um orifício aberto no topo do telhado para fins de iluminação natural e para ventilação. Eram construídas na forma cônica com argila porque ambas possuem excelentes propriedades termodinâmicas e de circulação de ar. No local, quatro kümbets foram restaurados e funcionam agora como museu, exibindo trajes tradicionais e diversos artefatos específicos da região.

O que ver em Sanliurfa

Piscina das carpas sagradas, onde viveu Abrahão
Balikligol ou Piscina dos peixes sagrados, em Sanliurfa, Turquia / Silvana Coelho – Arquivo pessoal

A cidade de Sanliurfa (pronuncia-se chanliurfa) está localizada na região Sudeste da Turquia e fica distante 150 km de Gaziantep e 1300 km de Istambul. É também conhecida como Urfa, província onde encontra-se a cidade de Harran, onde o profeta Abrahão viveu.

Segundo os historiadores, Urfa é uma região muito antiga, tendo pelo menos 3500 anos. Aliás, nas proximidades localiza-se o que seria o primeiro templo da humanidade, o chamado Gobekli Tepe que as escavações arqueológicas comprovaram existir há mais de 11 mil anos. Mas esse é um tema para outro post.

Por ora, vamos nos ater apenas em dar dicas do que visitar em Sanliurfa, região que fica a cerca de 50 km da Síria. Na cidade o principal ponto turístico e que recebe peregrinos muçulmanos e cristãos é o Balikligol ou piscinas dos peixes (que para os muçulmanos seriam sagrados). Além disso, vale a pena conhecer o bazar e, principalmente, o museu arqueológico que reúne importantes artefatos.

Gobeklitepe, Turquia
Gobeklitepe, o templo mais antigo da Humanidade / Silvana Coelho – Arquivo Pessoal

Essa e outras histórias relacionadas à Bíblia em território turco estão no meu guia “Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor”. Acesse www.caminhoscristaos.com.br e adquira agora seu exemplar.

Uma boa leitura!

Compartilhe:

Deixe comentário