Forte terremoto abala a Turquia e Síria nesta segunda-feira
São Paulo – 06/02/2023
Por Silvana Coelho
Segundo o governo a imprensa da região, pelo menos 2700 morreram e muitas estão desaparecidas, provavelmente sob os escombros. O pior é que a tragédia ocorre na época de inverno, com temperaturas igual ou mesmo abaixo de zero, o que dificulta ainda mais os trabalhos de resgate.
É triste também ver prédios históricos com mais de 2 mil anos sendo destruídos por forte terremoto que atingiu a Turquia e Síria nesta segunda-feira, e que tivemos o privilégio de visitar o Castelo do período romano, usado com fortaleza e registrar em foto sua imponência. Esse é um dos piores terremotos que já abalaram a Turquia, país propenso a sismos por estar numa das falhas geológicas mais ativas do mundo. O tremor foi tão intenso que refletiu ainda no Líbano, Grécia, Chipre, Jordânia e Israel.
Região abrigava comunidades do início do Cristianismo
Várias outras cidade da região, que na Antiguidade chamava-se Antioquia da Síria, citada no livro de Atos também foram atingidas. É uma região que tem bastante ligação com a Bíblia, pois ali viveram muitos seguidores de jesus e que deram início à propagação do Cristianismo e à Igreja Primitiva.
A cidade de Dyarbakyir, uma das mais afetadas, abriga ainda a comunidade dos assírios, povo que falava o aramaico, língua usada por Jesus durante sua vida. Uma comunidade que, inclusive, fabrica vinhos com as mesmas técnicas usadas no passado. Aliás, essa história consta do meu livro “Rotas de Vinhos na Turquia “, em parceria com a Segredos da Turquia by Kleos Tourism. Vale a pena conhecer essa história.
Mas, durante dessa tragédia, só nos resta oferecer nossos sentimentos e orar para que Deus console as famílias das vítimas.
Saiba mais sobre a região Sudeste da Turquia
Assim que possível novas informações serão acrescentadas. Mas por enquanto confira um pouco sobre esses lugares, de importância bíblica, em painelgospel.com.br/antioquia-uma-viagem-ao-passado/