Cresce o número de evangélicos na República Dominicana
O país é um dos mais atraentes para os turistas de todo o mundo e registra o crescimento dos evangélicos entre os dominicanos.
A República Dominicana está localizada na América Central e foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492. Posteriormente, foi colonizada pelos espanhóis, que deixaram sua marca nos monumentos, fortificações e igrejas.
O país, cuja capital é Santo Domingo, é um dos mais bonitos do Caribe com praias paradisíacas, como a de Punta Cana, que atraem anualmente mais de 4 milhões de turistas. Sua população tem cerca de 12 milhões de habitantes, o espanhol é o idioma oficial falado no país, assim como religião oficial é o catolicismo.
Embora seja um país onde predomina o catolicismo, dados de um relatório sobre a Liberdade Religiosa da embaixada americana na República Dominicana divulgado em 2022, o número de evangélicos aumentou de 12% (2008) para 26% (2020).
Cresce o número de evangélicos no país
De acordo com a pesquisa, em décadas passadas, o número de pessoas que se identificavam como católicas chegava a 90% da população, mas ao longo do tempo foi perdendo espaço para os evangélicos que, acredita-se, represente 30% dos dominicanos. A República Dominicana também registra outras religiões como o judaísmo e o islamismo, entre outras minorias.
O protestantismo chegou ao país na década de 1820, quando protestantes migraram dos Estados Unidos para a República Dominicana. Esse movimento se intensificou ao longo das décadas seguintes quando várias organizações protestantes se estabeleceram na região.
O que ver em Santo Domingo
Deixando as estatísticas de lado, vamos conferir o que a capital Santo Domingo tem de pontos turísticos. Além das belas praias, paisagem exuberante e do por do sol maravilhoso desse país caribenho, a República Dominicana também tem sua riqueza cultural.
Calle de Las Damas
No centro histórico vale a pena visitar a famosa Calle de las Damas, a primeira rua construída em Santo Domingo e faz referência às damas da corte espanhola, que desfilavam pelo local com seus vestidos pomposos.
Fortaleza de Santo Domingo
No mesmo local fica a Fortaleza de Santo Domingo, uma construção antiga, mas bem preservada, e que tinha o objetivo proteger a cidade. Ainda restam objetos como os canhões daquela época.
Mercado Modelo em Santo Domingo
O Mercado Modelo no centro histórico da capital dominicana é o local onde os turistas vão conhecer as tradições de Santo Domingo, como as comidas regionais, os artesanatos, as joias feitas com uma pedra preciosa azul única no mundo chamada ‘Larimar’ ou ‘Rocha Azul”, além de souvenirs. Além disso, a cidade oferece ainda uma vida noturna animada com bares, restaurantes e shopping centers.