Coronavírus impõe novo ritmo a Istambul
Crônicas de Istambul
Istambul – 16/03/2020
Por Silvana Coelho
Istambul, tradicionalmente agitada e cheia de turistas, já vinha vivendo uma fase de redução de turistas devido às restrições e cancelamentos de voos impostos pela Turkish Airlines e, mais recentemente, por companhias aéreas de outros países.
Agora, com os 18 primeiros casos do Covid-19 confirmados em território turco, o governo impôs o fechamento de escolas, bares e discotecas e o cancelamento de eventos. Com isso, as ruas vão ficando mais vazias e o trânsito flui melhor.
Além disso, está sendo feita a higienização do transporte público, como ônibus, metrô e Metrobus. Nos supermercados os cuidados também são observados, após cada cliente – alguns com máscaras – finalizar sua compra, o funcionário do caixa efetua a higienização da bancada.
E assim seguem todos, tomando medidas preventivas para evitar a propagação do vírus e conter o aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus, que tornou-se uma pandemia após atingir mais de 110 países.
Mas a situação, especialmente para quem trabalha com o turismo, já que é grande o número de pessoas cancelando suas viagens. Anualmente a Turquia recebe cerca de 40 milhões de turistas de todo o mundo. No Grande Bazar, por exemplo, muitas lojas chegaram a fechar por falta de clientes, o que pode vir a ocorrer se não houver um controle eficaz do coronavírus e se os casos continuarem a aumentar. Aqui também teve corrida aos supermercados e muitas prateleiras ficaram vazias, e às farmácias em busca de álcool em gel e colônias.
Enquanto a situação no país não for resolvida, nós, brasileiros, como toda a população turca, seguimos em frente tomando os cuidados necessários de higiene com as mãos, evitando sair de casa sem necessidade e torcendo para que tudo se normalize o mais rápido possível.