Conheça a rota da segunda viagem missionária do apóstolo Paulo

Grande parte da segunda viagem missionária de Paulo ocorreu em cidades que hoje estão na Turquia.

fachada da igreja
Igreja de São Pedro, em Antioquia da Síria / Arquivo Pessoal: Silvana Coelho

O livro de Atos (15:36 e 18:22) narra a segunda viagem missionária que o apóstolo Paulo fez entre os anos 49 e 51 d.C ou 51-53 para alguns historiadores. De acordo com o texto, Paulo e Barnabé estavam em Antioquia da Síria ensinando e ministrando a Palavra. Porém, Paulo diz ao seu ajudante que deveriam voltar às cidades visitadas durante a primeira viagem missionária e rever os irmãos.

Entretanto, houve uma discordância entre os dois. Barnabé queria que João Marcos fosse com eles, mas Paulo discordava alegando que João os havia abandonado quando estavam na região da Panfília. Por isso, Paulo e Barnabé se separaram e este último partiu para Chipre acompanhado por João Marcos.

Paulo se junta a Silas e Timóteo na segunda viagem missionária

O apóstolo Paulo, por sua vez, seguiu com Silas (também conhecido como Silvano) e viajaram pela Síria e pela região da Cilícia. Ambos visitaram cidades da Licaônia, como Derbe (atual Ekinozü), localizada a cerca de 30 km da principal estrada que ligava os portões da Cilícia a Icônio (atual Konya). Não há muitas informações sobre Derbe, mas ela pertenceu ao império romano e em 65 a.C. foi adicionada à Capadócia. Há muito pouco para se ver em Derbe pois a cidade ainda não foi escavada. Entretanto, no local foram encontrados artefatos de cerâmica que estão em exposição no museu de Karaman.

Paulo e Silas também passaram por Listra (atual Hatunsaray) e está localizada a 35 km de Icônio. No ano 25 a.C. foi colonizada pelo imperador Augusto e tornou-se uma colônia militar romana com uma população de cerca de três mil pessoas.

Em Listra nasceu Timóteo, que veio a ser um importante colaborador do apóstolo Paulo em sua segunda viagem. Timóteo cresceu na cidade e foi criado por sua avó Lóide e por sua mãe Eunice (2Tm 1:5), ambas judias crentes. Timóteo, cujo pai era grego, tornou-se uma pessoa confiável para Paulo, que escreveu duas de suas cartas a Timóteo. Além disso, consta que Timóteo foi coautor com Paulo de seis cartas do Novo Testamento: 1 e 2 Tessalonicenses, 2 Coríntios, Filipenses, Colossenses e Filemon.

Ambos passaram ainda por Icônio, onde puderam ver essas igrejas em crescimento e fortalecidas na fé. Eles tentaram passar por Mísia e chegar até a Bitínia – região rica, fértil e civilizada –, mas foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na Ásia.

Mísia e Trôade na região da Trácia

mar ao longe
Vista do mar na região da Trácia, atual Istambul/ Arq. Pessoal: Silvana Coelho

Paulo, Silas e Timóteo então contornam a Mísia que se localizava na Anatólia, depois seguem para Trôade (At 16:6-8), que era uma península montanhosa no noroeste da Ásia Menor. Paulo teria passado na região de Trôade pelo menos quatro vezes em suas viagens.

Paulo visita igrejas que hoje estão na Grécia

O Espírito Santo mostrou ao apóstolo Paulo que ele deveria ir visitar os irmãos na Macedônia. Por isso, Paulo e Silas passaram por algumas localidades que hoje estão em território grego, como Samotrácia, Neápolis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto e Cencrea. Detalhando mais sobre a estada de Paulo em Filipos, vem os que ele encontrou Lídia que logo se converteu e tornou-se apoiadora da fé cristã. Ainda na cidade, Paulo e Silas foram açoitados e presos e presos após a cura de uma jovem endemoniada.

ruínas na cidade
Ágora central em Tessalônica, onde Paulo pode ter feito seu sermão / Silvana Coelho

Após esse roteiro, Paulo segue para Éfeso em companhia de Priscila e Áquila. Ambos ficaram na cidade, mas Paulo seguiu viagem para Cesareia, seguindo para Jerusalém e, posteriormente, voltou a Antioquia.

Essas e outras histórias bíblicas estão no meu guia Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor.

Adquira agora seu exemplar. Acesse: www.caminhoscristaos.com.br

Uma boa leitura!

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário