Cárcere Mamertino: local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro em Roma

Atualizado em 12/10/2022 – Por Silvana Coelho

Você sabia que o Cárcere Mamertino, local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro, fica perto do Fórum Romano? E que muitas vezes pode até passar despercebido pelos turistas? Afinal, Roma possui inúmeras ruínas e prédios históricos e às vezes o tempo de visitação é curto. Mas não deixe de fazer esse passeio por um dos locais importantes para o turista em geral e em especial para aqueles que fazem o turismo religioso.

Então, está pronto? Vamos conhecer agora o Cárcere Mamertino, que foi o local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro!

Conhecida como a prisão mais antiga de Roma, o Cárcere Mamertino ou ‘Tullianum’ abrigou os prisioneiros que lutavam contra o Império, além dos cristãos, que eram perseguidos pelos imperadores romanos contra a propagação do evangelho de Cristo.

Cárcere Mamertino: local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro

O Cárcere Mamertino, local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro entre os anos 60 e 63 d.C.,  foi construído durante o governo do rei Sérvio Túlio no século II a.C. e está localizado nos subterrâneos da atual igreja de San Giuseppe dei Falagnami (São José dos Marceneiros), bem ao lado do Foro Imperial Romano, centro da vida social e política da Roma Antiga.

Visitando a prisão, podemos observar que no passado houve uma sobreposição de construções. Primeiro foi feita a prisão, sobre suas ruínas foi erguida a Igreja de San Pietro e Paolo in Carcere, por volta do século IV e, por último, a igreja de San Giuseppe.

A prisão foi construída na encosta do Monte Capitolino e tem 2 andares, sendo que o nível mais profundo chamado de ‘Tullianum’ é o mais antigo e remonta ao século VII antes de Cristo. Porém, o nível superior, denominado de Cárcere, foi construído no século VI, mas foi renovado ao longo dos séculos.

Prisão Mamertina
Local da prisão do apóstolo Paulo/Crédito: Silvana Coelho

Cárcere Mamertino: local de segurança máxima

Esse era um local temido por aqueles que se viam aprisionados (inimigos internos e externos do Império Romano) pois muitos não saíam vivos da prisão. Entretanto, basta conferir na placa de mármore os nomes dos prisioneiros importantes daquela época. Aliás, ainda hoje é um local que causa um certo desconforto, pois como está no subterrâneo é escuro, frio e úmido. Junte a isso os maus tratos, as torturas, doenças e má alimentação que os prisioneiros devem ter vivenciado.

Ainda de acordo com a tradição cristã, os apóstolos (termo que significa ‘enviado’) Paulo e Pedro ficaram presos nessa prisão de segurança máxima antes de serem martirizados. Mas durante os meses em que ficaram aprisionados, os apóstolos de Cristo divulgaram o evangelho aos carcereiros e demais condenados, que se converteram à fé cristã e foram batizados ali mesmo.

Cárcere Mamertino
Fachada do Cárcere Mamertino, local da prisão dos apóstolos Paulo e Pedro/Crédito: Silvana Coelho

Marca do apóstolo Pedro na parede da prisão Mamertino

Há uma curiosidade quando se visita a prisão. Ao descer as escadas que levam ao subsolo há uma marca na parede onde Pedro teria batido com a cabeça, deixando-a marcada de sangue. Porém, essa marca está protegida por grades de ferro.

Além disso, no local podemos ver imagens de Paulo e Pedro e ainda afrescos com pinturas bíblicas nas paredes do cárcere.

E tem mais, para quem gosta de conhecer sobre história, na entrada do prédio há um pequeno museu com diversos objetos, como vasos de cerâmicas por exemplo, encontrados durante as escavações arqueológicas.

Local onde Pedro bateu a cabeça
Local onde Pedro bateu a cabeça / Crédito: Silvana Coelho

Tullianum – a fonte onde os prisioneiros eram batizados

Você sabia como eram batizados os companheiros de prisão dos apóstolos Paulo e Pedro?

Segundo a tradição cristã, o batismo era feito ali na prisão mesmo. E mais, os relatos da Igreja mostram também que após uma oração do apóstolo Pedro, brotou água do solo de maneira sobrenatural e que assim foi possível batizar os novos convertidos.

Local de adoração

Mas como ficou a situação dos cristãos após a morte dos apóstolos?

É importante ressaltar que depois da morte dos apóstolos e do imperador Constantino tornar o Cristianismo a religião oficial do Império, a prisão perdeu sua função a passou a ser local de fé e devoção aos apóstolos, conforme o pedido do Papa Silvestre I. E com o passar do tempo, o local virou ponto de peregrinação. Atualmente, o local recebe a visita de milhares de turistas de todo o mundo.

Onde fica e qual horário de visitação

O Cárcere Mamertino fica na entrada da Colina do Campidoglio. O acesso à prisão se dá por uma pequena via de pedra dos tempos do Império Romano.

Endereço: Clivo Argentario, 1

Horário: das 9h às 18h (todos os dias da semana)

Bilhete: 10 EUROS

Compartilhe:

Deixe comentário