Os nomes de Deus

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

20160326_105618Istambul – 12/04/2016

Você sabia que Deus tem vários nomes na Bíblia e cada nome mostra um diferente aspecto de Deus.

Entretanto, Deus não especificou em Sua Palavra que exista um nome exclusivo pelo qual Ele deva ser chamado. Mas os nomes pelos quais Deus é conhecido mostram como podemos nos lembrarmos dos aspectos de Sua pessoa.

Na Bíblia vemos que os personagens usavam os vários nomes bíblicos para referir-se a Deus. Confira os principais nomes:

ELOHIM: Deus “Criador, Poderoso e Forte” (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) – a forma plural de Eloah. Mostra a natureza superlativa do poder de Deus (Elohim), quando fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).

EL SHADDAI: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” (Gênesis 49:22-24), mostra o poder supremo de Deus sobre todos.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

ADONAI: “Senhor” (Gênesis 15:2) – nome usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: “Senhor” (Deuteronômio 6:4), traduzido nas bíblias em português como “SENHOR” (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, “Senhor”. A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3:14). Este nome mostra que Yahweh está presente e acessível aos que o invocam (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).

JEOVÁ-JIREH: “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14), nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

JEOVÁ-RAFA: “O Senhor que sara” (Êxodo 15:26) – “Eu sou o Senhor que te sara”, tanto em corpo e alma.

EL ROI: “O Deus que vê” (Gênesis 16:13), nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus e que Ele viu sua angústia.

Fonte: Rose Publishing

Compartilhe:

Deixe comentário