Crônicas de Istambul – Turquia: lugar de megaprojetos de infraestrutura

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Istambul – 30/06/2016

20160617_131449Por todas as regiões da Turquia vemos inúmeras gruas erguendo edifícios, principalmente no lado asiático da cidade. E o país não mede esforços para investir em infraestrutura e melhorar a mobilidade urbana, especialmente em Istambul.

Estão em vias de entrar em operação três grandes projetos: a Ponte da Baía de ?zmit; a terceira ponte sobre o Bósforo, ligando os lados asiático e europeu de Istambul; e o Eurásia, um túnel rodoviário que ligará os dois lados de Istambul, sob o estreito de Bósforo.

A inauguração desses empreendimentos deve acontecer respectivamente em 30 de junho, 26 de agosto e 20 de dezembro, conforme informações divulgadas pelo Ministério dos Transportes turco.

De acordo com o governo, esses projetos estão entre os maiores do mundo e serão um incremento importante para o transporte do país. A expectativa é de que a terceira ponte ajude a aliviar o trânsito complicado da cidade.

A Turquia vem investindo pesado em infraestrutura, com mais de 253 bilhões de liras turcas (USD 85 bilhões) no setor de transporte ao longo dos últimos 14 anos.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Grandiosidade das obras

A ponte da Baía de Izmit tem, segundo dados divulgados pela imprensa local, 2.682 metros e é considerada a quarta maior ponte suspensa do mundo, com torres de 252 metros de altura e um vão livre de 550 metros de comprimento, o segundo maior do mundo. A ponte deverá encurtar o tempo de viagem em cerca de duas horas até ?zmit, região do Mar de Mármara, noroeste do país.

20150925_145246Já a terceira ponte do Bósforo (Yavuz Sultan Selim Köprüsü) impressiona ainda mais por sua engenharia. A ponte de 2.164 metros de comprimento inclui 1408 metros de vão principal e lateral. Possui quatro faixas de rolamento em cada sentido e uma ferrovia nas duas direções, tem 58 metros de largura e será a ponte suspensa mais larga do mundo, e suas torres com mais de 322 metros estão entre as mais altas em ponte suspensa do mundo. Segundo a imprensa turca, vai ser a maior ponte suspensa do mundo com uma estrada de ferro e deverá ser inaugurada dia 26 de agosto.

O túnel Eurásia, que está sendo construído a 106 metros sob o Bósforo, é o primeiro projeto do mundo sob a água com essa profundidade. Uma parte de 3,4 km do longo túnel de 14,6 metros passa sob o mar através de um túnel, cujo valor total do investimento é de USD 1,25 bilhão.

O novo túnel deve aliviar ainda mais o tráfego, reduzindo o tempo de viagem de cerca de 100 minutos atuais para 15 minutos, o que significa uma economia de 52 milhões de horas e 160 milhões de litros de combustível por ano.

Além de ser um projeto que contribui para melhorar a mobilidade urbana, também beneficia o meio ambiente pois permitirá a redução de emissões de gases nocivos em 82 mil toneladas por ano.

Compartilhe:

Deixe comentário