Crônicas de Istambul

Comércio fechado no fim de semana e limitação de pessoas na Avenida ?stiklal

Istambul – 08/12/2020

Por Silvana Coelho / contato@caminhoscristaos.com.br

Vista do Bósforo sem barcos circulando

 

Desde novembro o governo turco vem aplicando novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus após serem registrados números acima dos 30 mil casos diários. Entre essas medidas estão a proibição de sair às ruas entre as nove horas da noite até as cinco horas do dia seguinte durante a semana.

O comércio está autorizado a funcionar entre 10h e 20h, sendo que os restaurantes só podem vender comida para entrega. Com isso, não é mais possível para o cliente sentar-se à mesa como ocorria até pouco tempo atrás.

As crianças e jovens, juntamente com os idosos, têm horários específicos permitidos para saírem às ruas. Além disso, foi implantado o Código HES para os cidadãos turcos e residentes, que está sendo exigido para as viagens de barco, trem e aviões. Esse código contém informações sobre a pessoa e locais por onde ela passou, assim é possível um controle mais eficaz por parte das autoridades.

Fechamento geral no fim de semana

Bairro de Sisli, em Istambul

O governo decretou um toque de recolher durante os finais de semana de dezembro, entre as 21h de sexta-feira até as 5h da manhã de segunda-feira. O que se vê nesse primeiro fim de semana são ruas vazias, sem barcos fazendo a travessia entre os lados europeu e asiático de Istambul e alguns poucos carros circulando.

As medidas visam a diminuição de aglomeração de pessoas nos locais públicos, especialmente nos pontos turísticos. As autoridades vão tentar controlar o número de pedestres na principal rua turística de comércio de Istambul, a Avenida Istiklal, na região da Praça Taksim, por onde circulam diariamente milhares de pessoas, especialmente turistas.

As autoridades querem limitar a circulação a sete mil pessoas nessa rua movimentada, de forma a evitar que aglomerem muitas pessoas em um metro quadrado. Para aumentar o controle estão sendo colocadas barreiras na entrada e saída da avenida para limitar o acesso, além da utilização de drones.

De acordo com a mídia local, o governo pretende ainda colocar dispositivos de leitura de QR Code na entrada e na saída da avenida para que haja um controle mais eficaz. Os detalhes das medidas estão no site do consulado brasileiro em Istambul: https://www.facebook.com/cgbrasil.istambul/posts/813147349477743

Se você está pensando em viajar para a Turquia nos próximos dias, fique atento às notícias uma vez que a cada dia surgem novas mudanças com o intuito de evitar a propagação da COVID-19.

Seja prudente, evite aglomerações, continue higienizando bem as mãos, usando álcool em gel, além da máscara, item obrigatório em todos os lugares da Turquia.

Compartilhe:

Deixe comentário