Crônicas de Istambul

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Comércio fechado no fim de semana e limitação de pessoas na Avenida ?stiklal

Istambul – 08/12/2020

Por Silvana Coelho / contato@caminhoscristaos.com.br

Vista do Bósforo sem barcos circulando

 

Desde novembro o governo turco vem aplicando novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus após serem registrados números acima dos 30 mil casos diários. Entre essas medidas estão a proibição de sair às ruas entre as nove horas da noite até as cinco horas do dia seguinte durante a semana.

O comércio está autorizado a funcionar entre 10h e 20h, sendo que os restaurantes só podem vender comida para entrega. Com isso, não é mais possível para o cliente sentar-se à mesa como ocorria até pouco tempo atrás.

As crianças e jovens, juntamente com os idosos, têm horários específicos permitidos para saírem às ruas. Além disso, foi implantado o Código HES para os cidadãos turcos e residentes, que está sendo exigido para as viagens de barco, trem e aviões. Esse código contém informações sobre a pessoa e locais por onde ela passou, assim é possível um controle mais eficaz por parte das autoridades.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Fechamento geral no fim de semana

Bairro de Sisli, em Istambul

O governo decretou um toque de recolher durante os finais de semana de dezembro, entre as 21h de sexta-feira até as 5h da manhã de segunda-feira. O que se vê nesse primeiro fim de semana são ruas vazias, sem barcos fazendo a travessia entre os lados europeu e asiático de Istambul e alguns poucos carros circulando.

As medidas visam a diminuição de aglomeração de pessoas nos locais públicos, especialmente nos pontos turísticos. As autoridades vão tentar controlar o número de pedestres na principal rua turística de comércio de Istambul, a Avenida Istiklal, na região da Praça Taksim, por onde circulam diariamente milhares de pessoas, especialmente turistas.

As autoridades querem limitar a circulação a sete mil pessoas nessa rua movimentada, de forma a evitar que aglomerem muitas pessoas em um metro quadrado. Para aumentar o controle estão sendo colocadas barreiras na entrada e saída da avenida para limitar o acesso, além da utilização de drones.

De acordo com a mídia local, o governo pretende ainda colocar dispositivos de leitura de QR Code na entrada e na saída da avenida para que haja um controle mais eficaz. Os detalhes das medidas estão no site do consulado brasileiro em Istambul: https://www.facebook.com/cgbrasil.istambul/posts/813147349477743

Se você está pensando em viajar para a Turquia nos próximos dias, fique atento às notícias uma vez que a cada dia surgem novas mudanças com o intuito de evitar a propagação da COVID-19.

Seja prudente, evite aglomerações, continue higienizando bem as mãos, usando álcool em gel, além da máscara, item obrigatório em todos os lugares da Turquia.

Compartilhe:

Deixe comentário