Sofrimento: um caminho para a vitória

Orando a DeusIstambul – 27/11/2015

Ao folhear a Bíblia esta manhã, me deparei com um texto simples, mas que me chamou a atenção pois nos dá algumas orientações sobre o sofrimento. Segundo o texto, o sofrimento cobre um vasto campo de experiências humanas.

A Bíblia não sugere desespero final, sem sossego, nem escapismo e não dá respostas fáceis para a questão do sofrimento. O sofrimento é certo e pode ocorrer em qualquer época e em qualquer área de nossa vida. Ainda assim, mesmo em meio ao sofrimento, o Deus soberano prevalece. Ele é capaz de dar significado às piores situações de sofrimento.

Algumas vezes as pessoas passam por aflições por que estão sendo atormentadas mental ou fisicamente por outras pessoas ou por questões íntimas. Outros sofrem por causa de necessidades, circunstâncias ou ações humanas (1Ts 3.4; 2Co 1.6).

Muitas mulheres podem sofrer com o parto; para outras, o sofrimento parece ser a virtude de servirem a Cristo, como no caso dos israelitas maltratados (Atos 7.34), claramente retratado na paixão de Cristo, bem como na vida daqueles que o seguiam (Atos 11.19). Outros sofrem com as perdas materiais, desemprego, desentendimentos etc.

Seja qual for o sofrimento pelo qual os cristãos estão passando, não podemos nos abater e deixar que isso tome conta de nosso coração. Saiba que essa situação é momentânea e que Deus está nos provando a cada dia.

Muitas vezes Ele quer nos mostrar algo que quando tudo está calmo não conseguimos enxergar com nossos olhos humanos. Ele quer ver se realmente temos fé e amor pela Sua palavra; se diante de alguns problemas não desanimamos e deixamos Deus de lado. Enfim, precisamos entender que tudo passa e que logo o vento de Deus vai soprar e levar embora tudo aquilo que nos fez mal e nos entristeceu.

O sofrimento é o caminho para a vitória, embora muitas vezes esse caminho pareça interminável. Por isso, não desanime e, ao acordar, faça uma oração a Deus, pedindo direção, paz e consolo. Que hoje você seja tocado pelo Espírito de Deus e que Ele lhe conceda um dia de alegria, paz e tranquilidade!

Compartilhe:

Deixe comentário