Saiba como o Cristianismo chegou à Rússia
A história revela que o Cristianismo chegou ao que hoje é a Rússia por volta do século 9 d.C.
Por Silvana Coelho – 26/12/2025
A Rússia (antiga União Soviética) é o maior país do mundo em extensão territorial que abrange 17.098.246 km², cobrindo mais de um oitavo da superfície terrestre habitada e abrangendo os continentes europeu e asiático, com vasta diversidade geográfica e nada me nos do que 11 fusos horários e uma população de 143,9 milhões.
O Cristianismo chegou ao que hoje é a Rússia por meio do Império Bizantino nos séculos 9 e 10 d.C., especialmente entre os povos eslavos orientais (como os que habitavam a Rus de Kiev).
Religião Ortodoxa

O marco mais importante foi em 988 d.C., quando o príncipe Vladimir, o Grande, adotou o Cristianismo Ortodoxo como religião oficial do Estado. Essa decisão consolidou laços religiosos e culturais com Constantinopla (a capital do Império Bizantino) e espalhou o Cristianismo por toda a região.
Em 1917, porém, ocorreu a Revolução Russa e isso levou ao estabelecimento de um regime ateu e os líderes das diversas denominações foram presos e enviados para campos de trabalho forçado. Ainda de acordo com a Portas Abertas, “durante a Segunda Guerra Mundial, Stalin mudou a política sobre religião e permitiu que as igrejas fossem reabertas”.
Desde então, a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) tem desempenhado um papel dominante na sociedade e cultura da Rússia. Segundo a organização não governamental Portas Abertas, o catolicismo romano chegou à Rússia no final do século 18 e permaneceu a religião das minorias étnicas. O protestantismo chegou no final do século 19 e foi recebido com ainda mais hostilidade.
População Cristã na Rússia

Os cristãos representam mais de 80% da população russa, sendo que a maioria é de cristãos ortodoxos – estima-se que sejam mais de 100 milhões.
Os protestantes representam cerca de um a dois por cento, algo em torno de três milhões de seguidores; já os católicos cariam de 140 mil (dados oficiais) até mais de um milhão, segundo a Igreja Católica.
Apóstolo André – Patrono da Igreja Russa

A Igreja Ortodoxa Russa tem como patrono o apóstolo André, também chamado de Santo André. O apóstolo André – irmão de Pedro – foi um dos doze discípulos de Jesus. Ele foi um missionário dedicado e ajudou a espalhar o evangelho, deixando um exemplo de fé, humildade e serviço a Deus.
