Os cristãos e a preservação do meio ambiente

Como os cristãos podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Silvana Coelho – 06/06/2024

mar e árvore
Mares e montanhas em Marmaris, Turquia / Arquivo Pessoal: Silvana Coelho

No dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criada pela ONU em 1972, para a conscientização e preservação ambiental. Nos últimos anos, temos visto um aumento da temperatura global devido a inúmeros fatores, tais como a devastação das florestas pelo garimpo ilegal ou por incêndios, vegetação destruída para dar lugar à plantação de soja, alta da emissão de poluentes, especialmente após a revolução industrial, entre outros.

Esses fatores têm levado a uma alteração climática sem precedentes, fazendo com que as estações do ano sofram com isso, ocasionando calor em excesso, chuvas ou seca acima do esperado, furacões mais perigosos.

O Brasil é um bom exemplo: tivemos um verão mais longo esse ano com temperaturas cinco graus acima da média e, no Rio Grande do Sul, houve um volume de chuvas acima do normal no mês de maio elevando os níveis dos rios e deixando as cidades literalmente debaixo d´água, deixando um prejuízo bilionário. Em outros países tem ocorrido o mesmo: calor extremo na Índia e na Europa e, agora, espera-se uma temporada de furacões mais fortes nos Estados Unidos.

As mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente

alagamento
Mudanças climáticas afetam o Rio Grande do Sul/Reprodução de internet

Que o mundo já entrou num patamar perigoso não é novidade. A grande questão é saber como evitar que isso piore ou como fazer para diminuir esses efeitos no clima de uma maneira geral.

A Organização das Nações Unidas (ONU) vem lançando alertas constantes nos últimos anos, porém, os acordos climáticos entre os países não saem do papel, ficam mais na discussão do que na ação. Com isso, nada muda e as consequências são inevitáveis: vidas que se perdem e prejuízos materiais incalculáveis.

Mordomia: Deus nos colocou como mordomos do meio ambiente

Entretanto, a pergunta é: como os cristãos podem contribuir para a preservação do meio ambiente? Gostaria de refletir sobre o que a Bíblia diz acerca do tema, afinal, somos herdeiros do que Deus nos deixou.

Sabemos que desde o início Deus criou o Jardim do Éden e em seguida criou Adão e Eva (Gn 1:26), que diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Deus colocou tudo isso sob a responsabilidade de Adão e Eva (Gn 2:15): “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar”.

Por outro lado, o dicionário nos diz que “mordomia” é um conjunto de vantagens oferecidas a alguém, mas também é uma função que pode ser exercida por qualquer pessoa em qualquer ocasião, é a função de cuidar de algo.

Entendo que Deus colocou o ser humano como cuidadores ou mordomos da criação divina. Ele queria que Adão e Eva zelassem pelo jardim criado. Isso vale para os tempos de hoje. Se cremos que Deus criou o mundo como o vemos hoje, com os mares, as florestas e todos os demais recursos ambientais existentes (João 1:3) e, se Ele nos criou para fazermos parte desse mundo, então somos responsáveis pela boa manutenção de tudo isso.

Preservar para as gerações futuras

Somos os mordomos dessa criação divina chamada planeta Terra. E se Deus nos colocou nesse mundo e estamos nos beneficiando das coisas criadas por Deus, então, temos o dever de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais, preservando-os, inclusive, para as gerações futuras.

É o momento de refletirmos sobre a questão ambiental não apenas em nível de governo, mas no nosso dia a dia. Temos essa responsabilidade para com a criação de Deus. Por isso, faça o melhor que puder para que possamos todos usufruir das maravilhas que Deus nos deu!

Compartilhe:

Deixe comentário