O Primeiro Concílio de Niceia completa 1700 anos

O Primeiro Concílio de Niceia, o Ano Jubileu e a morte do Papa Francisco. O ano de 2025 está sendo marcado por três importantes eventos para a fé cristã.
Por Silvana Coelho – 02/05/2025
A morte do Papa Francisco no último dia 21 de abril está movimentando os cristãos de todo o mundo, levando-os até Roma para as homenagens ao líder da Igreja e a visitação de seu túmulo na Igreja Santa Maria Maggiore. Além disso, as comemorações do Primeiro Concílio de Niceia e do Ano Jubileu, que ocorrem a cada 25 anos, também farão com que muitos peregrinos visitem a capital italiana ao longo deste ano.
Primeiro Concílio de Niceia completa 1700 anos

E os eventos cristãos não param por aí. Neste ano comemora-se o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia da Bitínia. O concílio foi realizado no verão do ano 325 d.C. a pedido do imperador Constantino, que reuniu cerca de 300 bispos das igrejas do Oriente e do Ocidente para discutirem diversos temas controversos dentro do Cristianismo.
O Credo Niceno, como ficou conhecido, teve o objetivo de combater o Arianismo, doutrina herética criada por Ário, um bispo alexandrino, e que desconsiderava a divindade de Jesus.
Durante o encontro o Credo passou a ser a profissão de fé cristã, resumindo suas principais crenças: em um Deus em três pessoas da mesma natureza: Deus Pai; Jesus Cristo, seu Filho; e o Espírito Santo; na encarnação humana de Jesus, sua morte e ressurreição; em um julgamento final no fim do mundo; na santidade da Igreja e no batismo (sacramento em que uma pessoa se torna cristã) para o perdão dos pecados e a fixação dos principais feriados, como o da Páscoa.
Cerimônia do primeiro Concílio da Igreja cristã
Niceia, atualmente chamada pelos turcos de Iznik, foi fundada por volta de 316 a.C. e localiza-se na província de Bursa, na Turquia. De acordo com a mídia local, a cidade está se preparando para sediar uma cerimônia para celebrar o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia. A cerimônia deverá ocorrer no Lago Iznik próximo às ruínas de uma basílica submersa descoberta em 2014.
A cidade é importante para o mundo cristão, pois é considerada um dos principais locais de peregrinação, especialmente por ter desempenhado papel central na formação da fé cristã primitiva.
Turismo religioso na Turquia

Os preparativos, segundo a mídia local, têm o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia que está empenhado em melhorar o status de Iznik como um destino importante para o turismo religioso.
A cidade já recebe milhares de visitantes todos os anos, entretanto, o aniversário de 1700 anos desse primeiro concílio deverá resultar em um número ainda maior de visitantes do mundo todo. Afinal, Iznik (antiga Niceia) teve papel importante na formação da teologia e das tradições cristãs e seu significado histórico e espiritual continua a atrair a atenção dos turistas cristãos.
Azulejos e porcelanas de Iznik

Mas não é só do turismo religioso que vive Iznik. A cidade é famosa por seus azulejos e porcelanas pintadas à mão. As mesquitas do país estão decoradas com esses azulejos belíssimos, como a famosa Mesquita Azul, em Istambul, ou a Mesquita Verde, em Bursa. Sem dúvida, esse é um passeio imperdível para quem quer conhecer mais sobre a fé cristã na Turquia.
Conheça mais sobre os locais bíblicos na Turquia no primeiro guia turístico-religioso em português “Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor“, escrito por mim no período em que morei no país.
Programe sua viagem à Turquia
Programe sua viagem à Turquia com quem viveu lá e conhece com profundidade cada local. Entre em contato, terei o maior prazer em criar um roteiro exclusivo para você e sua família.
@silvanacaminhoscristaos