O Primeiro Concílio de Niceia completa 1700 anos

O Primeiro Concílio de Niceia, o Ano Jubileu e a morte do Papa Francisco. O ano de 2025 está sendo marcado por três importantes eventos para a fé cristã.

Por Silvana Coelho – 02/05/2025

A morte do Papa Francisco no último dia 21 de abril está movimentando os cristãos de todo o mundo, levando-os até Roma para as homenagens ao líder da Igreja e a visitação de seu túmulo na Igreja Santa Maria Maggiore. Além disso, as comemorações do Primeiro Concílio de Niceia e do Ano Jubileu, que ocorrem a cada 25 anos, também farão com que muitos peregrinos visitem a capital italiana ao longo deste ano.

Primeiro Concílio de Niceia completa 1700 anos

Imagem interna
Imagem Bíblica na Igreja Ayasofya, em Iznik / Silvana Coelho

E os eventos cristãos não param por aí. Neste ano comemora-se o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia da Bitínia. O concílio foi realizado no verão do ano 325 d.C. a pedido do imperador Constantino, que reuniu cerca de 300 bispos das igrejas do Oriente e do Ocidente para discutirem diversos temas controversos dentro do Cristianismo.

O Credo Niceno, como ficou conhecido, teve o objetivo de combater o Arianismo, doutrina herética criada por Ário, um bispo alexandrino, e que desconsiderava a divindade de Jesus.

Durante o encontro o Credo passou a ser a profissão de fé cristã, resumindo suas principais crenças: em um Deus em três pessoas da mesma natureza: Deus Pai; Jesus Cristo, seu Filho; e o Espírito Santo; na encarnação humana de Jesus, sua morte e ressurreição; em um julgamento final no fim do mundo; na santidade da Igreja e no batismo (sacramento em que uma pessoa se torna cristã) para o perdão dos pecados e a fixação dos principais feriados, como o da Páscoa.

Cerimônia do primeiro Concílio da Igreja cristã

Niceia, atualmente chamada pelos turcos de Iznik, foi fundada por volta de 316 a.C. e localiza-se na província de Bursa, na Turquia. De acordo com a mídia local, a cidade está se preparando para sediar uma cerimônia para celebrar o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia. A cerimônia deverá ocorrer no Lago Iznik próximo às ruínas de uma basílica submersa descoberta em 2014.

A cidade é importante para o mundo cristão, pois é considerada um dos principais locais de peregrinação, especialmente por ter desempenhado papel central na formação da fé cristã primitiva.

Turismo religioso na Turquia

àrvores
Lago de Iznik, local do 1700º Concílio de Niceia / Silvana Coelho

Os preparativos, segundo a mídia local, têm o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia que está empenhado em melhorar o status de Iznik como um destino importante para o turismo religioso.

A cidade já recebe milhares de visitantes todos os anos, entretanto, o aniversário de 1700 anos desse primeiro concílio deverá resultar em um número ainda maior de visitantes do mundo todo. Afinal, Iznik (antiga Niceia) teve papel importante na formação da teologia e das tradições cristãs e seu significado histórico e espiritual continua a atrair a atenção dos turistas cristãos.

Azulejos e porcelanas de Iznik

porcelanas
Azulejos típicos de Iznik / Silvana Coelho

Mas não é só do turismo religioso que vive Iznik. A cidade é famosa por seus azulejos e porcelanas pintadas à mão. As mesquitas do país estão decoradas com esses azulejos belíssimos, como a famosa Mesquita Azul, em Istambul, ou a Mesquita Verde, em Bursa. Sem dúvida, esse é um passeio imperdível para quem quer conhecer mais sobre a fé cristã na Turquia.

Conheça mais sobre os locais bíblicos na Turquia no primeiro guia turístico-religioso em português Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor, escrito por mim no período em que morei no país.

Programe sua viagem à Turquia

Programe sua viagem à Turquia com quem viveu lá e conhece com profundidade cada local. Entre em contato, terei o maior prazer em criar um roteiro exclusivo para você e sua família.
@silvanacaminhoscristaos

Compartilhe:

Deixe comentário