O espírito de rebeldia
Istambul – 24/03/2017
Você sabia que ter um espírito de rebeldia significa que você está deixando Deus de fora de sua vida? Pois bem, a rebeldia assume várias formas diferentes e tem os mais variados resultados e consequências. A raiz da rebeldia, entretanto, permanece a mesma: o pecado ou a desobediência deliberada.
O espírito de rebeldia não agrada a Deus. Moisés percebe esse espírito na descrição que faz da revolta de Corá contra o Senhor. Corá e outros filhos de Levi passaram dos limites (Nm 16.7), pois, ao invés de confiar no Senhor e de contar com sua soberania e justiça, eles decidiram agir de acordo com seus próprios desejos. Eles acreditavam mais em si mesmos do que no poder de Deus.
Porém, a rebeldia pode ir diretamente contra aquilo que é importante: os pais, a lei, a Igreja ou totalmente contra Deus, porque viola os padrões de autoridade que Ele estabeleceu. A Bíblia diz que Corá e seus companheiros não haviam se rebelado apenas contra Moisés, mas principalmente contra Deus (Nm 16.11-30).
Perceba que a rebelião sempre envolve maldade, talvez por causa de inveja de uma posição ou salário em uma empresa, ou entre amigos, parentes e até mesmo casais. No caso de Corá, ele teve inveja da autoridade que Deus concedeu a Moisés e a Arão (Nm 16.3). Isso o levou à sua rebeldia e, enfim, à sua morte (Nm 16.32). Esse foi o preço que ele pagou por sua rebeldia.
Portanto, nós precisamos guardar com cuidado o nosso coração e nossa mente em todas as decisões que tomamos e em cada alvo que tentamos alcançar, perguntando a nós mesmas se estamos honrando a Deus ou buscando nos exaltar e agradar. Caso contrário, estaremos indo contra Deus e sua soberania e o preço a pagar por isso será a manutenção do pecado em nossas vidas e, principalmente, a morte espiritual.