Iznik (antiga Niceia) receberá visita do Papa Leão XIV

Papa Leão XIV vai participar da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, na Turquia.

jardim no prédio
Centro de Iznik, antiga Niceia / Silvana Coelho

Por Silvana Coelho – 28/10/2025

Livro E-book Caminhos Cristãos

A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta segunda-feira (27), o programa da primeira viagem do Papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano, que ocorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro. Leão XIV vai participar da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, na Turquia.

A primeira etapa da programação será no dia 27/11 em Ancara, capital da Turquia, com a visita do Mausoléu de Atatürk. Em seguida, o Papa participará da cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, onde será recepcionado pelo presidente Recep Tayyp Erdogan.

Posteriormente, Leão XIV seguirá para Istambul e no dia 28/11 se reunirá com os bispos, sacerdotes e agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo. No período da tarde, ele segue de helicóptero para Iznik onde ocorrerá o Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito, em Iznik.

Visita à Mesquita e Igrejas Cristãs

Lustre interno
Catedral de São Jorge, Istambul / Silvana Coelho

Na manhã de sábado (29), Leão XIV visitará a Mesquita do Sultão Ahmet e depois se reunirá com representantes das igrejas e comunidades na Turquia. À tarde, ele visitará a Igreja Patriarcal de São Jorge, no bairro de Fener, um dos principais pontos turísticos de Istambul, onde se encontrará com o Patriarca Bartolomeu I. Depois, Leão XIV fará uma missa na “Volkswagen Arena”. No domingo (30), o Papa fará uma liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge e à tarde  seguirá para o Líbano onde também terá uma extensa agenda.

Temas e logotipos da viagem

Além da programação, foram divulgados os logotipos e lemas da viagem apostólica do Papa Leão XIV. O logotipo da viagem à Turquia apresenta um círculo envolvendo a Ponte dos Dardanelos, aludindo ao encontro entre Ásia e Europa e a Cristo como ponte entre Deus e a humanidade. Ondas fluem sob a ponte, evocando a água batismal e o Lago Iznik; à direita, está a Cruz do Jubileu de 2025, enquanto no alto à esquerda, três círculos entrelaçados representam a Santíssima Trindade.

O conjunto expressa visualmente o lema da Viagem: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5). O círculo simboliza a unicidade de Deus; a ponte, a única fé que une os povos; e as ondas, o batismo que regenera os filhos de Deus, convidando a construir a fraternidade e o diálogo entre Oriente e Ocidente.

logotipo
Logotipo da viagem papal à Turquia / Vaticano

O logotipo da viagem ao Líbano representa o Papa com a mão direita erguida em sinal de bênção, ao seu lado uma pomba, simbolizando a paz, e um cedro, representando o Líbano com sua rica história de fé e harmonia inter-religiosa. À direita, a “Cruz-âncora” do Jubileu de 2025 simboliza a esperança firmemente alicerçada na fé em Cristo.

Já as cores azul-escuro e rosa claro, verde e azul expressam serenidade, unificadas pelo branco, que reflete o anseio do Líbano pela paz. O lema “Bem-aventurados os que promovem a paz”, do Evangelho de Mateus, contém a mensagem central da visita: confortar o povo libanês, incentivando o diálogo, a reconciliação e a harmonia entre todas as comunidades.

Iznik – Sede do Primeiro Concílio Cristão

O Primeiro Concílio de Niceia da Bitínia está comemorando 1700 anos. O primeiro encontro ocorreu em 325 d.C., convocado pelo imperador Constantino e reuniu cerca de 300 bispos das igrejas do Oriente e do Ocidente para discutirem diversos temas controversos dentro da Igreja.

O Credo Niceno, como ficou conhecido, teve o objetivo de combater o Arianismo, doutrina herética criada por Ário, um bispo alexandrino que desconsiderava a divindade de Jesus. Desde então, o Credo passou a ser a profissão de fé cristã, resumindo suas principais crenças: a) em um Deus em três pessoas da mesma natureza: Deus Pai; Jesus Cristo, seu Filho; e o Espírito Santo; b) na encarnação humana de Jesus, sua morte e ressurreição; c) na santidade da Igreja e no batismo (sacramento em que uma pessoa se torna cristã) para o perdão dos pecados e a fixação dos principais feriados, como o da Páscoa.

Onde fica Iznik (antiga Niceia)

Niceia, atualmente chamada de Iznik, foi fundada por volta de 316 a.C. e localiza-se na província de Bursa, a cerca de 140 km de Istambul, na Turquia. Iznik tornou-se uma cidade produtora de cerâmicas, incluindo as louças e os azulejos belíssimos que enfeitam as mesquitas em toda a Turquia. Uma delas é a Mesquita azul com seus 21.043 azulejos com dezenas de motivos de tulipas e formas geométricas, especialmente nos tons azuis (daí o nome dado à mesquita), verde e vermelho.

Caminhos Cristãos na Turquia

Conheça mais sobre os locais turísticos e bíblicos na Turquia no primeiro guia turístico em português com foco no Cristianismo Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor”.

 

 

 

Livro E-book Caminhos Cristãos

Compartilhe:

Deixe comentário