Iznik (antiga Niceia) receberá visita do Papa Leão XIV
Papa Leão XIV vai participar da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, na Turquia.

Por Silvana Coelho – 28/10/2025
A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta segunda-feira (27), o programa da primeira viagem do Papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano, que ocorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro. Leão XIV vai participar da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, na Turquia.
A primeira etapa da programação será no dia 27/11 em Ancara, capital da Turquia, com a visita do Mausoléu de Atatürk. Em seguida, o Papa participará da cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, onde será recepcionado pelo presidente Recep Tayyp Erdogan.
Posteriormente, Leão XIV seguirá para Istambul e no dia 28/11 se reunirá com os bispos, sacerdotes e agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo. No período da tarde, ele segue de helicóptero para Iznik onde ocorrerá o Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito, em Iznik.
Visita à Mesquita e Igrejas Cristãs

Na manhã de sábado (29), Leão XIV visitará a Mesquita do Sultão Ahmet e depois se reunirá com representantes das igrejas e comunidades na Turquia. À tarde, ele visitará a Igreja Patriarcal de São Jorge, no bairro de Fener, um dos principais pontos turísticos de Istambul, onde se encontrará com o Patriarca Bartolomeu I. Depois, Leão XIV fará uma missa na “Volkswagen Arena”. No domingo (30), o Papa fará uma liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge e à tarde seguirá para o Líbano onde também terá uma extensa agenda.
Temas e logotipos da viagem
Além da programação, foram divulgados os logotipos e lemas da viagem apostólica do Papa Leão XIV. O logotipo da viagem à Turquia apresenta um círculo envolvendo a Ponte dos Dardanelos, aludindo ao encontro entre Ásia e Europa e a Cristo como ponte entre Deus e a humanidade. Ondas fluem sob a ponte, evocando a água batismal e o Lago Iznik; à direita, está a Cruz do Jubileu de 2025, enquanto no alto à esquerda, três círculos entrelaçados representam a Santíssima Trindade.
O conjunto expressa visualmente o lema da Viagem: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5). O círculo simboliza a unicidade de Deus; a ponte, a única fé que une os povos; e as ondas, o batismo que regenera os filhos de Deus, convidando a construir a fraternidade e o diálogo entre Oriente e Ocidente.

O logotipo da viagem ao Líbano representa o Papa com a mão direita erguida em sinal de bênção, ao seu lado uma pomba, simbolizando a paz, e um cedro, representando o Líbano com sua rica história de fé e harmonia inter-religiosa. À direita, a “Cruz-âncora” do Jubileu de 2025 simboliza a esperança firmemente alicerçada na fé em Cristo.
Já as cores azul-escuro e rosa claro, verde e azul expressam serenidade, unificadas pelo branco, que reflete o anseio do Líbano pela paz. O lema “Bem-aventurados os que promovem a paz”, do Evangelho de Mateus, contém a mensagem central da visita: confortar o povo libanês, incentivando o diálogo, a reconciliação e a harmonia entre todas as comunidades.
Iznik – Sede do Primeiro Concílio Cristão
O Primeiro Concílio de Niceia da Bitínia está comemorando 1700 anos. O primeiro encontro ocorreu em 325 d.C., convocado pelo imperador Constantino e reuniu cerca de 300 bispos das igrejas do Oriente e do Ocidente para discutirem diversos temas controversos dentro da Igreja.
O Credo Niceno, como ficou conhecido, teve o objetivo de combater o Arianismo, doutrina herética criada por Ário, um bispo alexandrino que desconsiderava a divindade de Jesus. Desde então, o Credo passou a ser a profissão de fé cristã, resumindo suas principais crenças: a) em um Deus em três pessoas da mesma natureza: Deus Pai; Jesus Cristo, seu Filho; e o Espírito Santo; b) na encarnação humana de Jesus, sua morte e ressurreição; c) na santidade da Igreja e no batismo (sacramento em que uma pessoa se torna cristã) para o perdão dos pecados e a fixação dos principais feriados, como o da Páscoa.
Onde fica Iznik (antiga Niceia)
Niceia, atualmente chamada de Iznik, foi fundada por volta de 316 a.C. e localiza-se na província de Bursa, a cerca de 140 km de Istambul, na Turquia. Iznik tornou-se uma cidade produtora de cerâmicas, incluindo as louças e os azulejos belíssimos que enfeitam as mesquitas em toda a Turquia. Uma delas é a Mesquita azul com seus 21.043 azulejos com dezenas de motivos de tulipas e formas geométricas, especialmente nos tons azuis (daí o nome dado à mesquita), verde e vermelho.
Caminhos Cristãos na Turquia
Conheça mais sobre os locais turísticos e bíblicos na Turquia no primeiro guia turístico em português com foco no Cristianismo “Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor”.
