DIP 2025: movimento visa apoiar os cristãos deslocados no mundo

O Dia da Igreja Perseguida pretende mobilizar neste ano milhares de igrejas brasileiras.

Por Silvana Coelho – 14/02/2025

A cada ano a Lista Mundial da Perseguição organizada pela Missão Portas Abertas traz o ranking dos países que mais fechados ao Cristianismo e o número de cristãos deslocados, ou seja, aqueles que precisaram fugir de sua cidade ou até mesmo de país.

De acordo com o relatório, entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023, mais de 278 mil cristãos foram forçados a fugir de suas casas por causa da violência, tornando-se deslocados internos.

Ainda segundo Portas Abertas, tem havido crescimento no número de cristãos deslocados internos em 60 países pesquisados, tendo a Nigéria, Mianmar e Índia na liderança.

DIP 2025 – Forçados a Fugir

Mulheres na Igreja
Igreja ora pelos cristãos perseguidos/Reprodução site Portas Abertas

Por isso, o Dia da Igreja Perseguida (DIP) 2025 – movimento que visa apoiar os cristãos deslocados no mundo -,  ocorrerá no dia 15 de junho e terá como tema “Forçados a Fugir: Cristãos Deslocados por Causa da Violência Pedem Socorro”. O DIP é o maior movimento de oração da América Latina e tem como objetivo mobilizar milhares de igrejas em todo o Brasil.

De acordo com os organizadores, há uma necessidade urgente de apoiar os cristãos com oração e ação do corpo de Cristo para que mudar essa realidade. No ano passado, a Missão Portas Abertas estabeleceu o tema “Desperta África” que contou com a participação de mais de 17 mil igrejas do Brasil e da América Latina em prol do fim da violência na África Subsaariana.

Para este ano, a Portas Abertas tem como meta alcançar pelo menos 20 mil igrejas. Faça parte desse movimento de oração. Basta realizar o cadastro de sua igreja no site da Portas Abertas.

O que é o DIP

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento de oração em favor dos cristãos perseguidos e foi idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas. É um evento realizado na e pela igreja local. Alguém da igreja se cadastra no site e passa a ser o organizador do DIP. Essa pessoa terá acesso à página exclusiva do organizador com o material de apoio para a realização do evento.

Como participar

Primeiro, peça autorização à liderança da sua igreja para ser organizador do DIP. Depois, faça o cadastro. Para isso, é necessário ter os dados da igreja, como endereço com CEP. Assim que o cadastro for aprovado, você terá acesso à página exclusiva do organizador, com materiais de apresentação do tema, sermão, vídeos, cards de oração e material infantil.

Porque nesta data

A data é móvel e varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque o livro de Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.

 

Compartilhe:

Deixe comentário