Crônicas de Istambul – Turquia: lugar de megaprojetos de infraestrutura
Istambul – 30/06/2016
Por todas as regiões da Turquia vemos inúmeras gruas erguendo edifícios, principalmente no lado asiático da cidade. E o país não mede esforços para investir em infraestrutura e melhorar a mobilidade urbana, especialmente em Istambul.
Estão em vias de entrar em operação três grandes projetos: a Ponte da Baía de ?zmit; a terceira ponte sobre o Bósforo, ligando os lados asiático e europeu de Istambul; e o Eurásia, um túnel rodoviário que ligará os dois lados de Istambul, sob o estreito de Bósforo.
A inauguração desses empreendimentos deve acontecer respectivamente em 30 de junho, 26 de agosto e 20 de dezembro, conforme informações divulgadas pelo Ministério dos Transportes turco.
De acordo com o governo, esses projetos estão entre os maiores do mundo e serão um incremento importante para o transporte do país. A expectativa é de que a terceira ponte ajude a aliviar o trânsito complicado da cidade.
A Turquia vem investindo pesado em infraestrutura, com mais de 253 bilhões de liras turcas (USD 85 bilhões) no setor de transporte ao longo dos últimos 14 anos.
Grandiosidade das obras
A ponte da Baía de Izmit tem, segundo dados divulgados pela imprensa local, 2.682 metros e é considerada a quarta maior ponte suspensa do mundo, com torres de 252 metros de altura e um vão livre de 550 metros de comprimento, o segundo maior do mundo. A ponte deverá encurtar o tempo de viagem em cerca de duas horas até ?zmit, região do Mar de Mármara, noroeste do país.
Já a terceira ponte do Bósforo (Yavuz Sultan Selim Köprüsü) impressiona ainda mais por sua engenharia. A ponte de 2.164 metros de comprimento inclui 1408 metros de vão principal e lateral. Possui quatro faixas de rolamento em cada sentido e uma ferrovia nas duas direções, tem 58 metros de largura e será a ponte suspensa mais larga do mundo, e suas torres com mais de 322 metros estão entre as mais altas em ponte suspensa do mundo. Segundo a imprensa turca, vai ser a maior ponte suspensa do mundo com uma estrada de ferro e deverá ser inaugurada dia 26 de agosto.
O túnel Eurásia, que está sendo construído a 106 metros sob o Bósforo, é o primeiro projeto do mundo sob a água com essa profundidade. Uma parte de 3,4 km do longo túnel de 14,6 metros passa sob o mar através de um túnel, cujo valor total do investimento é de USD 1,25 bilhão.
O novo túnel deve aliviar ainda mais o tráfego, reduzindo o tempo de viagem de cerca de 100 minutos atuais para 15 minutos, o que significa uma economia de 52 milhões de horas e 160 milhões de litros de combustível por ano.
Além de ser um projeto que contribui para melhorar a mobilidade urbana, também beneficia o meio ambiente pois permitirá a redução de emissões de gases nocivos em 82 mil toneladas por ano.