Crônicas de Istambul: Da calmaria ao fogo cruzado

Turkish_flag (1)Istambul – 21/07/2016

A sexta-feira (15) amanheceu ensolarada e vida corria de forma tranquila, pelo menos para nós, pobres mortais. E assim permaneceu ao longo do dia. Porém, por volta das 22h30, a calmaria deu lugar ao fogo cruzado e à confusão por causa da tentativa de um golpe militar na Turquia contra o governo do presidente Recep Erdogan.

Mas, passada a turbulência, a vida começa a voltar ao normal. No final de semana as ruas estavam praticamente vazias, exceto nos locais onde havia manifestações pró-governo.

Muitas pessoas preferiram ficar em casa com medo de que pudesse acontecer novos distúrbios. Do meu prédio foi possível ver a primeira ponte que atravessa o Estreito de Bósforo com pouquíssimos carros, quase nada se comparado com o intenso fluxo diário e seus congestionamentos. O movimento dos barcos de passageiros, que durante o fim de semana também havia diminuído provavelmente em função do menor número de passageiros, já estava se normalizando.

E o vai-e-vem de pessoas nas ruas e nos transportes públicos também já voltou ao normal, afinal, a vida continua apesar do susto do final de semana. E que susto para quem não está acostumado com esses distúrbios.

Para mim, o estresse foi maior já que meu marido estava internado após uma angioplastia e passaria a noite de sexta-feira no hospital. De casa eu comecei a receber notícias dos amigos pelas redes sociais sobre tanques de guerra nas ruas e as pessoas cogitando ser um golpe de Estado.

E a cada minuto começaram a chegar mais notícias desencontradas e sobre corrida aos supermercados para armazenar comida, corrida aos caixas eletrônicos, principalmente sobre uma possível lei marcial, impedindo a população de sair de casa, imagens de tanque de guerra passando por cima de carros etc. E como sair no sábado de manhã para ir ao hospital? Essa era a dúvida.

Mas na manhã de sábado estava tudo “sob controle”, aparentemente, e então pude ir ao hospital, mas com um certo receio. Voltamos para casa e o fim de semana transcorreu de forma tranquila, para nós pelo menos. E apenas acompanhamos o noticiário sobre a tentativa de golpe e a repercussão em todo o mundo ao longo do dia.

Como se não bastasse o estresse originado pelos alertas de atentados terroristas, e os já consumados, ainda aparece uma confusão dessas. E agora o governo turco acaba de decretar estado de emergência no país, o que lhe dará plenos poderes para fazer o quiser.

Agora, estamos vemos pelo noticiário que muitos brasileiros decidiram deixar a Turquia com medo. E assim é a vida, quando tudo parece estar calmo surge uma situação nova que muda tudo.

Bem, vamos seguindo a vida na rotina diária e pedindo a Deus que nos proteja e nos livre de qualquer mal.

Compartilhe:

Deixe comentário