Crônicas de Istambul: Aqui tem música brasileira
Nomes importantes da nossa música fazem sucesso deste lado do mundo
Nunca pensei que os turcos apreciassem a música brasileira até porque o mais comum é o Brasil ser lembrado como o país do futebol. Aqui em Istambul sempre que digo que sou brasileira as pessoas começam a citar nomes de jogadores de futebol, como Neymar, Pelé, Alex Alves, e agora Hendrigo, Josef de Souza, Diego Ribas, Fernandão e Fabiano (jogando atualmente pelo Fenerbahçe), entre outros.
Por isso a minha surpresa em relação ao gosto deles por nossa música – e não estou falando de samba. No início do ano estava numa aula de inglês com alguns jovens turcos e eles me disseram que adoram Michel Teló e sua música “Ai se eu te pego”. E queriam saber o que significava essa expressão.
Já tive a opotunidade de ouvi-la numa doceria, em lojas e restaurantes e até mesmo em shopping center. Quem diria que essa música faria sucesso nas rádios turcas. Por aqui também é possível ouvir samba e bossa nova, como Vinicius de Moraes, João Gilberto, entre outros artistas.
Nos dias que antecederam o carnaval, o Cevahir Shopping Center localizado no bairro de Sisli (a letra ‘s’ tem cedilha na língua turca e som de ‘xis’) criou um espaço para as crianças com decoração brasileira, destacando nossa festa e ritmo.
Para divertir a garotada uma instrutora ensina alguns passos de samba ao som das músicas e marchinhas de carnaval, como a famosa “olha a cabeleira do Zezé, será que ele é…”.
Em outro shopping também vimos um grupo de três artistas turcos tocando e cantando uma música brasileira e até paramos para curtir um pouco. Tudo isso, para quem está longe do Brasil, acaba sendo um alento e ajuda a matar a saudade de casa!