Conheça Sardes, uma das igrejas do Apocalipse

Segundo os historiadores, a primeira cunhagem de moedas de ouro e prata foi feita pelo povo lídio, que habitava Sardes.
Por Silvana Coelho – 20/05/2025
Você sabia que as moedas, como as conhecemos hoje, começaram a ser produzidas no século VII a.C. na antiga cidade de Sardes, uma das sete igrejas do Apocalipse?

Sardes fez parte de uma rota comercial importante que cortava a região e era famosa também por causa do ouro encontrado no rio Pactolos, o que levou os lídios a se tornarem o primeiro povo a cunhar moedas de ouro.
A cidade localiza-se no distrito de Salihli, na província de Manisa, a cerca de 430 km de Istambul. Além disso, foi a capital do antigo Reino da Lídia. Sardes possui um sítio arqueológico impressionante, com ginásio, banhos romanos, artefatos arqueológicos e parte de uma estrada romana.
Sardes oferece aos visitantes experiência noturna

Agora tudo isso está aberto à visitação no período noturno. De acordo com o professor Nicholas Cahill, diretor das escavações arqueológicas de Sardes, o local está preparado para oferecer uma nova experiência noturna do museu.
Além disso, os visitantes poderão ver ainda o Templo de Ártemis, um remanescente do período das religiões politeístas e o que sobrou da maior sinagoga do mundo antigo, além do trabalho arqueológico em andamento na área.
Entretanto, desde a década de 1960 as antigas estruturas de Sardes estão sendo restauradas, tornando-se um dos primeiros projetos de restauração na Turquia. Para a experiência noturna do museu foi instalada uma iluminação que valoriza cada parte da antiga construção.

Guia traz informações detalhadas sobre as Sete Igrejas do Apocalipse
Mas saiba que essa e outras histórias sobre as cidades bíblicas que hoje fazem parte da Turquia estão no guia Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor. Esse é primeiro guia turístico em português que traz informações preciosas sobre as cartas que o evangelista João escreveu quando esteve preso na Ilha de Patmos. O livro destaca ainda Tarsus, cidade de nascimento do apóstolo Paulo, e Antioquia (Antakya) onde o apóstolo Pedro fundou a Igreja.
Portanto, é um livro interessante para quem deseja conhecer a Turquia em busca dos locais aonde ocorreram os principais fatos descritos no Novo Testamento. E, também, para os estudantes de Teologia, que terão informações detalhadas acerca dessa importante região.