Apóstolo Paulo passou pela região da Galácia onde hoje está a capital Ancara
Istambul – 12/05/2020
Por Silvana Coelho
Neste post quero falar sobre Ancara, capital da Turquia, que se encontra na região da Anatólia Central. Na Antiguidade a cidade era chamada de Ancira e localizava-se numa região então conhecida como Galácia. Aliás, esse nome nos remete à carta aos Gálatas, escrita pelo apóstolo Paulo, que também quero abordar mais à frente.
As escavações arqueológicas na região de Ancira (atual Ancara) apontam que os primeiros assentamentos ocorreram em 1.200 a.C., pelos frígios, quando estes migraram da Trácia e Macedônia. No começo do século 8 a.C. eles estabeleceram a capital em Gordion (atual Yassihüyük), a cerca de 100 km de Ancara. Em 738, o Rei Midas – aquele cuja lenda diz que tudo em que tocava virava ouro – assumiu o trono. Nesse local existem muitos túmulos, entre os quais está o do rei Midas, feito de madeira. Ali foram encontrados muitos objetos, como bandejas, cerâmicas e metais, entre outros, usados na cerimônia fúnebre para o rei.
A região abrigou muitas civilizações e esteve sob o controle de vários impérios, como o Hitita, o Persa (334 b.C.) e o Romano. Essa região era privilegiada devido a junção de várias importantes rotas comerciais e de fluxos migratórios da Ásia Menor. Passava por ali a Estrada Real, uma das rotas principais da Antiguidade, desde Sardes (atual Sart), antiga capital da Lídia, até a cidade de Susã (atual Irã), na antiga Mesopotâmia.
Ancira foi ainda a capital do reino Celta da Galácia no ano 266 a.C. Posteriormente, em 25 a.C., tornou-se capital da nova província da Galácia na Ásia Menor. Foi muito importante durante o período Bizantino, onde ocorreram três Concílios da Igreja. O primeiro, em 314 a.C., foi o sínodo plenário ortodoxo cujos cânones visavam a reparar o estrago provocado na Igreja pelas perseguições. Em 358, foi um sínodo semi-ariana, presidida por Basílio de Ancira que buscou condenar as blasfêmias do Arianismo, mas acabou estabelecendo uma doutrina igualmente herética na proposição de que o Filho era em todas as coisas semelhantes ao Pai, mas não idêntico em substância. No terceiro sínodo, em 375, os bispos arianos se reuniram na cidade e depuseram vários bispos oponentes.
Na capital Ancara está o excelente Museu das Civilizações da Anatólia, que reúne objetos arqueológicos referentes às várias civilizações que passaram por lá. Vale a pena visitar o Mausoléu de Mustafá Kemal Ataturk (ANITKAB?R), que fundou a República da Turquia, em 1923, e tornou-se seu primeiro presidente.
Região bíblica da Galácia
Província romana da Galácia ocupava a parte central da Ásia Menor e era delimitada pelas cidades da Capadócia, Bitínia e Ponto, além da Panfília, conforme se lê no livro de 1 Pedro (1Pe 1:1) endereçado aos cristãos. O texto diz: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia”. O apóstolo Paulo passou pela então Galácia (At 18:23), à qual foi anexada as cidades da Licaônia, Paflagônia, Pisídia, Ponto e Frígia (1Co 16:1).
O apóstolo Paulo também escreveu a carta aos gálatas (Gl 1:1-2) em que enfatiza “a justificação pela fé somente”, além de apresentar as instruções para uma vida cristã. Presume-se que essa epístola tenha sido escrita entre 55 e 57 d.C., durante sua segunda viagem missionária.
Mais informações sobre Ancara podem ser encontradas no livro Turquia – Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor, que está à venda pelo site www.caminhoscristaos.com.br, no formato impresso, ou ainda pela www.amazon.com.br, no formato digital.