Andando e chorando
“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmo 126: 5-6)
No Salmo 126 o salmista recorda o retorno do povo de Israel do exílio babilônico. Depois de setenta anos de cativeiro, a terra de Israel estava abandonada e o mato havia tomado conta, e as cidades estavam em ruínas. Seria preciso recomeçar do zero, restaurar as lavouras, as cidades e, principalmente, as próprias vidas, que precisavam de um avivamento espiritual.
O povo então não ficou parado, se lamentando apenas. O salmista lembra que o povo foi para os campos chorando, sim, mas com a certeza de que voltariam com alegria, trazendo seus feixes do cereal que plantaram.
Isso é uma lição de otimismo para que o cristão não desanime diante das impossibilidades, mas que continue andando, seguindo em frente mesmo com lágrimas nos olhos. Com este cântico, o salmista fala e confiança e esperança e que o povo não fica parado e que, embora chorando enquanto semeia, tem uma atitude positiva e a certeza de colherá os frutos em abundância e com alegria.
Por isso, não desanime se você está passando por situações contrárias, como o desemprego, uma doença, problemas com vícios e familiares. Siga em frente, e mesmo chorando, continue semeando. Você verá que o Senhor Jesus, no momento certo, vai ajuda-lo a colher seus frutos e com alegria no coração.