A Celebração da Páscoa – Passagem para a vida (Ex. 12:1, 27, 51)
Amados leitores, quero que vocês conheçam mais profundamente a importância e o significado da Páscoa. As pessoas em geral e especialmente no mundo secular olham a Páscoa apenas como mais um dia de festa e mais oportunidade de comprar os ovos de chocolate.
Mas a Páscoa, para os cristãos, tem um significado muito diferente. É claro que já nos habituamos a dar e a ganhar chocolates, afinal, estamos num mundo que nos impele a isso. Porém, para nós há um significado mais profundo nesta data.
Ela representa a passagem de uma situação para outra, um tempo de mudanças. Vejamos alguns pontos para reflexão sobre o seu verdadeiro significado.
1- A Páscoa é um tempo de expectativa (Ex. 12:1)
O povo hebreu aguardava ansiosamente por algo que estava para acontecer. Depois daquela noite, suas vidas não seriam mais as mesmas. A sua história mudaria drasticamente, pois estariam livres para sempre do Egito.
2- A Páscoa é um tempo de compartilhamento (Ex. 12:3-4)
É tempo de compartilhar a vida de Cristo que há em nós.
3- A Páscoa é um tempo de aplicação de estratégias (Ex. 12:5-11)
Deus orientou seu povo para agir de determinada maneira. Foram várias orientações: o cordeiro será sem defeito; ele será imolado no crepúsculo da tarde; tomarão do sangue e o porão nas portas…
4 – A Páscoa é um marco histórico e existencial (Ex. 12:12-14a)
- O Sangue vos será por sinal
- Este dia vos será por Memorial
5- A Páscoa é um tempo de celebração eternizada (Ex. 12: 14b)
Jesus e o cordeiro pascal que tira o pecado do mundo.
6- A Páscoa é um tempo de adoração consciente (Ex. 12:27b)
A Páscoa não é um ritual, mas sim um período de adoração consciente que todos nós devemos dispensar a Jesus.
7- A Páscoa é um tempo de libertação (Ex. 12:51)
“Naquele mesmo dia, tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito…”.
Para concluir, observe que na história do povo de Deus, a Páscoa tem seu ponto alto na ressurreição de Cristo, onde a morte foi vencida e, consequentemente, a vida nos foi oferecida gratuitamente. Em Cristo, nós temos a passagem da morte para a vida! Da escravidão para a liberdade total!
Pr. Joiadas Soares
Complementando o texto anterior, a Páscoa é uma festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito e da libertação dos israelitas. A palavra Páscoa deriva do hebraico e significa a passagem do anjo exterminador, sendo poupadas as habitações dos israelitas cujas portas tinham sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal (Ex.12.11-27).
Chama-se a “Páscoa do Senhor”, a “festa dos pães asmos” (Lv 23.6, Lc 22.1), os dias dos “pães asmos” (At. 12:3, 20.6). Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Jesus Cristo, desse modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.