Viagem a Assos e Troia
Istambul – 04/04/2016
Saímos de Istambul no dia 25/03, por volta das 10h30, rumo a Assos, Çanakkale (antiga Trôade) e Troia. Nossa segunda viagem para esta região começou com muito frio e chuva. De Istambul a Çanakkale foram cerca de 500 Km, seguindo pelas rodovias E-84, E-87 e D-550, com duração de aproximadamente 5 horas.
Seguimos pela E-87 e aproveitamos para visitar o monumento em homenagem aos soldados mortos que lutaram na guerra de Galípoli, ocorrida há 101 anos, cuja data foi comemorada em 18/03 último.
Seguimos viagem até Eceabat, onde tomamos um ferry boat para atravessar o Estreito de Dardanelos até Çanakkale, algo em torno de 10 minutos de travessia. Seguimos viagem até Assos (atual Behram Kale), mas antes passamos por Abide, onde há outro monumento em homenagem aos mortos da guerra e um cemitério.
Chegamos a Assos (atual Berhram Kale), cidade fundada por volta do ano 500 a.C. por colonos de Lesbos, pequena ilha localizada no mar Egeu. Depois foi tomada pelos lídios e, posteriormente, pelos persas em 546 a.C. A distância entre Assos e a ilha de Lesbos é de apenas 10 Km, e é para lá que os refugiados sírios estão fugindo.
Na manhã seguinte saímos de Assos, mas antes visitamos suas ruínas dos tempos gregos. Um anfiteatro no topo da montanha de onde se tem uma vista belíssima do mar, as ruínas do que foi o Templo de Atenas, a Cisterna, os muros da cidade e uma ponte do período Otomano. E na estrada, muitas ovelhas e uma paisagem linda.
Troia
Agora, seguindo para Troia, passamos por Geyikli, onde paramos para almoçar, aliás, uma refeição muito saborosa no Apero Restaurante. Chegamos em Troia (Truva, em turco). Aqui revisitamos os locais onde ocorreu a famosa Guerra de Troia (entre gregos e troianos), descrita no poema épico “A Ilíada”, do poeta Homero, por volta do século VIII, e que se imortalizou como símbolo de traição.
Há uma réplica do Cavalo de Troia: um grande cavalo de madeira usado pelos gregos como estratégia para conquistar a cidade fortificada. Tomado pelos troianos como um presente, foi levado para dentro das muralhas, mas em seu interior haviam soldados do exército grego, que atearam fogo à cidade.
É bom lembrar que o parque onde estão as ruínas fecha às 17 horas e que, agora em março, apesar do sol, o dia estava muito frio com uma temperatura média de 8º, por isso é sempre bom levar um casaco.
No sábado à noite voltamos para Çanakkale, onde passamos a noite no Buyuk Truva Hotel, com uma vista linda para o mar. Na manhã de domingo fizemos a travessia de barco para Eceabat e de lá pegamos a estrada para Istambul. No total, foram três dias de viagem, gastando cerca de cinco horas de viagem tanto na ida quanto na volta.
Hotéis
Assos: Nazhilan Hotel
Çanakkale: Buyuk Truva Hotel
Ferry boat: Carro com 3 ocupantes custa 30 TL (Liras Turcas)
Restaurantes
Nar Restaurante: na estrada E-87
Apero Restaurante: em Geyikli
Troia/parque: Bilhete 20 TL (Turkish Lira), aceita o Muzesi Kart (cartão que dá acesso a todos os museus)
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Obrigada! Um abraço.