Novas experiências em Istambul
Istambul (Turquia), 29 de setembro 2014 – Desde o início deste ano estou vivendo algumas experiências que só Deus pode permitir na nossa vida. No início de maio me casei em Copenhagen (Dinamarca), onde permaneci até o final de agosto. Logo em seguida, por ocasião da transferência de meu marido viemos morar em Istambul (Turquia), onde chegamos no início de setembro.
A primeira sensação que tive quando cheguei foi de susto, pois sair de um país como a Dinamarca com poucos habitantes, tranquila, sem trânsito e onde tudo funciona bem para uma cidade cheia, barulhenta, onde poucos falam inglês e as informações não são necessariamente corretas, realmente assusta.
A cidade, bem maior do que São Paulo, é super agitada, com milhares de pessoas nas ruas, inúmeros shoppings centers, variado comércio de rua, turistas do mundo todo, sendo vários brasileiros, e muito trânsito, mas muito mesmo!
Embora seja um local com todos os problemas de uma cidade grande, Istambul fascina pela mistura do antigo com o moderno, do ocidente com o oriente e variação de estilos, aqui se vê mulheres de shorts curtíssimos ao lado de mulheres totalmente cobertas, apenas com os olhos a mostra. Mas, ao menos aparentemente, todos convivem em paz, enchendo as ruas, bares e restaurantes.
Por outro lado, há um pouco de apreensão devido ao fato de que na Síria, país que faz fronteira com a Turquia, estejam ocorrendo conflitos gerados por um grupo chamado de Estado Islâmico e que tem levado milhares de sírios a buscarem refúgio do lado turco.
Estas foram as primeiras observações, e em breve estarei escrevendo novos artigos com minhas impressões da cidade e do país, com dicas sobre o dia a dia, especialmente para os turistas. Até breve!