Pesquisa mostra que os cristãos formam o grupo mais espalhado pelo mundo
Algumas religiões apresentam forte concentração em poucos países.
Por Silvana Coelho – 16/12/2025
O Pew Research Center apresenta um estudo que mostra as características dos principais grupos religiosos, como cristãos, hindus, budistas, judeus e muçulmanos e como estão espalhados pelo mundo.
O estudo se baseia no relatório Como o Cenário Religioso Global Mudou de 2010 a 2020 e faz uma análise da mudança religiosa e seu impacto nas sociedades ao redor do mundo.
Cristãos
De acordo com o estudo demográfico, “os cristãos são os mais espalhados pelo mundo”. Eles se concentram em pelo menos 12 países e totalizam 51% dos 2,3 bilhões de cristãos do mundo. “Esses 12 países (EUA, Brasil, México, Filipinas, Rússia, Nigéria, República Democrática do Congo, Etiópia, África do Sul, Itália, Alemanha e Quênia) representam 21% da população mundial total”, aponta a pesquisa.
Muçulmanos
Já o Oriente Médio e Norte da África concentram apenas 20% dos muçulmanos do mundo. “E o Egito é o único país da região que está entre as seis maiores populações muçulmanas. Juntas, as seis nações com a maior população muçulmana – Indonésia, Paquistão, Índia, Bangladesh e Nigéria – representam 52% dos 2 bilhões de muçulmanos do mundo, mas esses países representam apenas 30% da população mundial, destaca o estudo.

Hindus
O relatório mostra que o hinduísmo é a religião com maior concentração numa região, permanecendo próxima de suas origens geográficas. “Mais de nove em cada dez dos 1,2 bilhão de hindus do mundo (95%) vivem na Índia, que abriga 18% da população mundial”, destaca o texto.
Judeus
O estudo mostra que dos “15 milhões de judeus do mundo (46%) vive em Israel, enquanto cerca de quatro em cada dez (39%) vivem nos Estados Unidos e, embora 85% de todos os judeus vivam nesses dois países, juntos eles representam apenas 4% da população mundial”.
Judeus no mundo / reprodução de internetOs “sem religião”
Cerca de dois terços dos 1,9 bilhão dos “sem religião” do mundo (67%) vivem em um país asiático: mais especificamente a China, que representa 18% da população global total.
Fonte: Pew Research Center / Reprodução de Internet
A pesquisa completa pode ser visualizada em Pew Research Center.

