A mulher cananeia: o que aprender com essa mãe tão corajosa e persistente

Dizer que as mães são pessoas fortes e obstinadas pode até parecer repetitivo. Mas vale a pena olharmos o exemplo daquela mãe de cananeia, que não mediu esforços para curar sua filha endemoniada.

Você conhece a história da mulher cananeia? E como ela praticou sua fé para atingir seu objetivo de cura?

Então, vamos juntos conhecer um pouco mais sobre essa personagem bíblica que tão bem representa todas as mães da atualidade.

Vamos primeiramente entender qual era o problema da mulher cananeia. Ela é citada em Mateus 15:21-28, que diz: “Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. Eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada… Os discípulos rogaram-lhe: despede-a… Ela veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!

Após uma conversa entre Jesus e a mulher, também conhecida como siro-fenícia, Jesus lhe disse: “Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã”.

O que essa mãe cananeia fez para que Jesus lhe atendesse?

Sabemos que as mulheres em geral têm mais força e mais fé em tempos de adversidades, seja em qual for a área de sua vida, principalmente quando se refere à família e aos filhos mais especificamente.

Um coração quebrantado e cheio de amor torna-se uma poderosa ferramenta motivacional na luta pela saúde dos filhos. Assim como a mãe cananeia, da qual não se sabe o nome, podemos aprender sobre iniciativa, discernimento, coragem e persistência.

Seu coração de mãe a fez superar muitos obstáculos, como a dificuldade de ser atendida diretamente por Jesus, cujos milagres já se faziam conhecidos em toda a Palestina, além dos culturais e religiosos da época que não davam muitos direitos às mulheres.

Quais outras barreiras a mãe cananeia ainda deveria superar?

Mas haviam outros obstáculos ainda a serem superados por essa mãe cananeia que poderiam desestimulá-la a chegar perto de Jesus.

Primeiro: ela era gentia (Mt 15:24), termo usado para designar alguém não israelita.

Segundo: ela era cananeia (vs. 22), descendente do povo cananeu.

Terceiro: ela era mulher (Jo: 4.27), naquele tempo a mulher não tinha nenhum direito.

Entretanto, seu imenso amor foi suficiente para impulsioná-la a lutar pelo seu objetivo de cura.

Qual foi a abordagem dessa mulher perante Jesus?

A abordagem da mulher cananeia foi feita de três maneiras. 1) Conhecia a reputação de Jesus e o reconhecia como Filho de Davi; 2) o reconhecia como Rei e Mestre, chamando-o de Senhor; 3) usou uma oração: tem ”compaixão de mim e socorre-me”.

Esses foram os gatilhos que moveram Jesus a ouvi-la e a liberar um milagre para ela.

Quais foram os pontos motivadores da mulher cananeia?

Vamos ver como agiu essa mãe obstinada e com o coração cheio de amor e de esperança na busca pela cura da enfermidade de sua filha.

O primeiro passo dado por ela foi a iniciativa. Ela não se acomodou em sua dor, com medo de buscar a ajuda do Mestre.

O segundo passo foi a coragem que ela teve de não se intimidar perante os dicípulos de Jesus que, claramente, queriam que Ele não a atendesse.

O terceito passo dela foi o discernimento quando, no vesículo 26, Jesus lhe fala “que não é bom tirar o pão dos filhos e lançar ao cachorrinho. Ela foi capaz de dar uma reposta adequada, chamando a atenção de Jesus.

O quarto passo foi sua persistência perante Jesus, ela não se deu por vencida, lutou até ser ouvida e até atingir seu objetivo e ver sua filha curada, totalmente sã.

Mensagem às mães

Tulipas no Parque Emirgan, Istambul

Você que é mãe, aprenda com essa mulher siro-fenícia. Não desanime, continue firme mesmo diante dos desafios da vida ou das enfermidas ou dos ataques, sejam eles naturais ou sobrenaturais.

Minha homenagem a todas as mães, que são o símbolo da força, esperança, coragem, ousadia e amor. Um dia abençoado a

todas que têm fé e estão sempre de joelhos, orando pelos seus entes queridos!

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário