Turcos aproveitam bem as áreas sob viadutos

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Restaurantes a beiro do BosforoIstambul (Turquia), 8 de outubro de 2014 – Caminhando pelas ruas do centro de Istambul observamos que cada espaço, por menor que seja, está ocupado com algum tipo de comércio. São muitas vielas com prédios antigos e cada portinha foi aproveitada seja com restaurantes, cafés ou lojinhas.

Ocupação de espaço é algo que os turcos sabem fazer mesmo. Sob a Ponte de Gálata, que liga a parte ocidental a Ásia, estão inúmeros restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. Há vários anos a prefeitura local soube aproveitar cada milímetro desses espaços públicos, o que traz maior movimento de turistas para a região. Afinal, quem não quer comer um peixe fresquinho?

Essa iniciativa utilizada há tanto tempo na Turquia agora é que começa a ser feita em São Paulo. Uma reportagem publicada no final de setembro em um site brasileiro me chamou a atenção. O texto dizia que as áreas sob viadutos do centro de São Paulo terão lojas e oficinais culturais, cujos espaços serão cedidos pela Prefeitura de São Paulo para empresas e também a projetos sociais.

O objetivo dessa iniciativa é a revitalização e conservação urbanística desses espaços, pois muitos dos 50 viadutos localizados no centro da capital paulista abrigam moradores de rua.

Tal medida já poderia ter sido adotada há muitos anos, dando um destino adequado aos moradores de rua e fazendo com que os baixos dos viadutos se tornassem ambientes agradáveis e pontos turísticos, inclusive. Embora tardia, a iniciativa de prefeitura paulistana é um passo para a revitalização da cidade.

 

Compartilhe:

Deixe comentário