Livro de Jonas: perdão e arrependimento

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Jonas (pomba, em hebraico) era um profeta hebreu originário de Gate-Hefer, local próximo a Nazaré (2Rs 14.25) e seu ministério ocorreu entre 800 a 750 a.C. O livro de Jonas registra acontecimentos históricos que aconteceram antes da destruição da cidade de Nínive, capital da Assíria, onde hoje está o Iraque.

O livro de Jonas nos ensina que o arrependimento sincero pode trazer salvação e que Deus tem compaixão para com todos. De acordo com o texto, Jonas foi chamado por Deus para levar a mensagem do Senhor a Nínive, uma nação pagã que seria destruída. Mas o profeta fugiu de sua missão e viajou para Jope, cidade portuária situada no mar Mediterrâneo, para pegar um navio que o levasse para Társis, na direção contrária.

Sua desobediência fez com que Deus o castigasse, lançando sobre o mar uma grande tempestade, causando medo em todos os que ali estavam e a ponto de despedaçar o navio.

Mas os marinheiros fizeram com que Jonas percebesse que não adiantava fugir da presença de Deus. Eles viram que Jonas fazia algo errado e então o jogaram no mar, que se acalmou. E, pela misericórdia de Deus, Jonas foi engolido por um grande peixe e permaneceu em seu ventre por três dias e noites.

Lá dentro, Jonas orou a Deus agradecendo por ter sido salvo, ou seja, ele se arrependeu e foi para Nínive cumprir o propósito que Deus lhe havia confiado anteriormente. Chegando em Nínive, Jonas proclamou a palavra do Senhor ao povo pagão e pode ver que muitos creram e se humilharam perante Deus.

A conclusão que fica desse texto é que se Deus confere a você uma ordem, cumpra-a. Não adianta murmurar, tentar fugir ou ir para outro lado. Se isso acontecer, certamente Deus mandará um castigo que o fará arrepender-se de não ter cumprido os propósitos Dele e você terá que voltar atrás e cumprir o que lhe fora determinado.

Temas evidentes desse livro

 – A salvação só vem do Senhor, ela não é recebida por obras, mas pela graça mediante a fé

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

– Deus oferece a salvação para todos, sem exceção

– Deus concede o perdão mesmo quando somos infiéis

– Deus concede outra oportunidade para que possamos obedecer

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário