Livro de Jonas: perdão e arrependimento

Jonas (pomba, em hebraico) era um profeta hebreu originário de Gate-Hefer, local próximo a Nazaré (2Rs 14.25) e seu ministério ocorreu entre 800 a 750 a.C. O livro de Jonas registra acontecimentos históricos que aconteceram antes da destruição da cidade de Nínive, capital da Assíria, onde hoje está o Iraque.

O livro de Jonas nos ensina que o arrependimento sincero pode trazer salvação e que Deus tem compaixão para com todos. De acordo com o texto, Jonas foi chamado por Deus para levar a mensagem do Senhor a Nínive, uma nação pagã que seria destruída. Mas o profeta fugiu de sua missão e viajou para Jope, cidade portuária situada no mar Mediterrâneo, para pegar um navio que o levasse para Társis, na direção contrária.

Sua desobediência fez com que Deus o castigasse, lançando sobre o mar uma grande tempestade, causando medo em todos os que ali estavam e a ponto de despedaçar o navio.

Mas os marinheiros fizeram com que Jonas percebesse que não adiantava fugir da presença de Deus. Eles viram que Jonas fazia algo errado e então o jogaram no mar, que se acalmou. E, pela misericórdia de Deus, Jonas foi engolido por um grande peixe e permaneceu em seu ventre por três dias e noites.

Lá dentro, Jonas orou a Deus agradecendo por ter sido salvo, ou seja, ele se arrependeu e foi para Nínive cumprir o propósito que Deus lhe havia confiado anteriormente. Chegando em Nínive, Jonas proclamou a palavra do Senhor ao povo pagão e pode ver que muitos creram e se humilharam perante Deus.

A conclusão que fica desse texto é que se Deus confere a você uma ordem, cumpra-a. Não adianta murmurar, tentar fugir ou ir para outro lado. Se isso acontecer, certamente Deus mandará um castigo que o fará arrepender-se de não ter cumprido os propósitos Dele e você terá que voltar atrás e cumprir o que lhe fora determinado.

Temas evidentes desse livro

 – A salvação só vem do Senhor, ela não é recebida por obras, mas pela graça mediante a fé

– Deus oferece a salvação para todos, sem exceção

– Deus concede o perdão mesmo quando somos infiéis

– Deus concede outra oportunidade para que possamos obedecer

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário