Crônicas de Istambul: Gôndolas e canais em plena Turquia

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

20160705_151257Istambul – 12/07/2016

Quem disse que para passear de gôndolas por canais que cortam a cidade é preciso ir para Veneza, na Itália? Saiba que na Turquia também é possível fazer esse passeio e numa cidade moderna, muito organizada, arborizada, limpa e bonita.

Assim é Eskisehir, cidade que já teve o nome de Dorylaeum, em latim, significa velha (eski) cidade (Sehir), ou seja, cidade velha. Passar um dia percorrendo suas ruas estreitas (outras nem tanto), algumas com pouco movimento, outras bastante agitadas, ou simplesmente sentado à beira do Rio Porsuk, olhando o vai-e-vem das gôndolas, é muito relaxante. Especialmente à sombra de uma árvore, pois o calor é grande nesse início de julho, mais de 30 graus.

Por volta do meio-dia, a rua principal que margeia o canal no centro da cidade ainda está vazia, mas aos poucos as pessoas vão chegando os moradores e turistas que querem passar algumas horas num lugar calmo e tranquilo. E assim, aos poucos, os restaurantes que oferecem um cardápio variado vão ficando lotados.

20160705_141253Os pratos têm a base da comida turca, muito tomate, pimentão, berinjela, pepino, salsa e azeitona, muita azeitona. Mas o gostoso mesmo é experimentar o Lahmacun, uma espécie de pizza turca feita com uma massa muito fina e recheada com queijo ou carne e especiarias (www.pugacoffee.com), ou simplesmente tomar um sorvete apreciando o movimento.

Eskisehir é um dos mais antigos assentamentos na região de Anatólia. Foi fundada em 1º milênio a.C. pelos frígios às margens do Rio Porsuk. Alguns locais que podem ser visitados são: a vila otomana, com suas casas típicas do século 19; o Museu Arqueológico, que abriga os objetos frígios e esculturas; e o Museu Meerschaum, que tem objetos feitos com a pedra de mesmo nome, que é branca, muito leve e usada principalmente para fazer cachimbos.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

E uma boa dica de hospedagem é o hotel Anemon Eskisehir, localizado a cerca de 10 minutos do centro. Enfim, um passeio bem agradável que mescla a tranquilidade de uma cidade do interior com o agito de um grande centro comercial.

Vale a pena conhecer!

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário