Crônicas de Istambul: Foram-se as tulipas, chegaram as rosas e azaleias!

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Istambul – 26/05/2016 

No mês passado as tulipas foram o destaque desse início de primaver20160423_221309a aqui em Istambul. Os parques e avenidas ficaram enfeitados com essas flores, cada uma com sua cor e beleza. Mas como tudo na vida, a época das tulipas terminou.

Agora, aos poucos, os jardins e as ruas estão sendo tomados pela beleza das azaleias e dos diversos tipos de rosas, cada qual com sua característica: folhas largas ou estreitas, mescladas ou não, botões grandes ou pequenos. Não importa, cada uma tem seu charme e perfume! E não podemos deixar de falar das orquídeas, cada uma mais linda do que a outra.

O gosto dos turcos pelas flores impressiona. A prefeitura investe muito nessa área, mantendo diversos parques pela cidade, além dos pontos turísticos, como Sultanahmet, parques Emirgan e Japonês, entre outros.

Tudo com manutenção diária, inclusive os jardins instalados nas avenidas e beira de estrada. Por todo lugar por onde passamos tem flores muito bem cuidadas, seja nas esquinas com os vendedores ambulantes, seja nas estradas e canteiros de avenidas. E até mesmo nas ações de marketing de shopping center, como o Cevahir AVM, ao lado de casa.

Este ano esse centro comercial montou um verdadeiro jardim para distrair e atrair os consumidores, inclusive com um espaço para ensinar os adultos a montar um arranjo de flores e outro para as crianças, ensinando-as a montar as famosas coroas de flores que enfeitam os cabelos.

Essa é a Istambul que, apesar do trânsito caótico, do corre-corre do dia-a-dia e das preocupações com o terrorismo e com a iminência do sistema político se tornar presidencialista, dando mais poderes ao atual presidente, consegue ter um brilho especial nessa época do ano.

 

Compartilhe:

Deixe comentário