Crônicas de Istambul: Aqui tem música brasileira

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

música cifraNomes importantes da nossa música fazem sucesso deste lado do mundo 

Nunca pensei que os turcos apreciassem a música brasileira até porque o mais comum é o Brasil ser lembrado como o país do futebol. Aqui em Istambul sempre que digo que sou brasileira as pessoas começam a citar nomes de jogadores de futebol, como Neymar, Pelé, Alex Alves, e agora Hendrigo, Josef de Souza, Diego Ribas, Fernandão e Fabiano (jogando atualmente pelo Fenerbahçe), entre outros.

Por isso a minha surpresa em relação ao gosto deles por nossa música – e não estou falando de samba. No início do ano estava numa aula de inglês com alguns jovens turcos e eles me disseram que adoram Michel Teló e sua música “Ai se eu te pego”. E queriam saber o que significava essa expressão.

Já tive a opotunidade de ouvi-la numa doceria, em lojas e restaurantes e até mesmo em shopping center. Quem diria que essa música faria sucesso nas rádios turcas. Por aqui também é possível ouvir samba e bossa nova, como Vinicius de Moraes, João Gilberto, entre outros artistas.

Nos dias que antecederam o carnaval, o Cevahir Shopping Center localizado no bairro de Sisli (a letra ‘s’ tem cedilha na língua turca e som de ‘xis’) criou um espaço para as crianças com decoração brasileira, destacando nossa festa e ritmo.

Para divertir a garotada uma instrutora ensina alguns passos de samba ao som das músicas e marchinhas de carnaval, como a famosa “olha a cabeleira do Zezé, será que ele é…”.

Em outro shopping também vimos um grupo de três artistas turcos tocando e cantando uma música brasileira e até paramos para curtir um pouco. Tudo isso, para quem está longe do Brasil, acaba sendo um alento e ajuda a matar a saudade de casa!

Compartilhe:

Deixe comentário