Colossos: os cristãos da cidade foram lembrados pelo apóstolo Paulo

Istambul – 07/04/2020

Por Silvana Coelho

Colossos, Turquia

A antiga Colossos (atual Honaz, na Turquia), localizada a cerca de 20 km de Laodiceia, no Vale do Lico, era uma cidade da região da Frígia na Ásia Menor. No século 5 a.C., Colossos foi um grande e próspero centro comercial na principal rota de comércio da época entre a costa do Mar Egeu e a Síria, mas no período Romano perdeu sua importância para Laodiceia e Hierápolis. Colossos foi famosa por sua indústria têxtil, que produzia fina lã.

Ali se desenvolveu parte da história cristã. A igreja de Colossos, ao que tudo indica, teria sido fundada por Epafras (Cl 1: 7; 4:12). Certamente o leitor já ouviu falar da carta aos Colossenses (Cl 1). O livro bíblico foi escrito pelo apóstolo Paulo, mas acredita-se que ele nunca tenha visitado a cidade. Ele teria escrito esta carta de admoestação, encorajamento e advertência quando esteve preso em Roma.

A mensagem de Paulo aos colossenses, cuja maioria era formada por gentios, mas também judeus, pedia que os novos convertidos se afastassem de religiões místicas gregas e não se perturbassem pelas leis e costumes judaicos.

Não há muitas ruínas em Colossos, que foi descoberta em 1835, e nem foram feitas escavações arqueológicas no local. Na parte alta do sítio arqueológico fica apenas um segurança guardando o local, embora existam algumas pedras e fragmentos que sugerem que ali pode haver alguma construção em coberta por terra e mato.

Mas vale a pena conhecer e ficar imaginando em como deve ter sido a divulgação do Evangelho em tempos tão remotos e sem nenhuma infraestrutura como temos hoje. É um momento único em que refletimos sobre o verdadeiro amor pela Palavra de Deus e sobre a coragem que aqueles homens e mulheres tiveram diante de tantas perseguições e dificuldades.

Compartilhe:

Deixe comentário