Crônicas de Istambul: Istiklal Caddesi, mistura de sons e estilos

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

20150707_221322Istambul – 04/05/2016

Tudo acontece nessa rua, de manifestações a apresentação de artistas anônimos.

04/05/2015 – Istambul é uma cidade que surpreende a cada minuto. Com seus mais de 20 milhões de habitantes, a cidade se espalha por dois continentes: a Ásia e a Europa, separados apenas pelo Estreito de Bósforo.

Aqui do lado europeu concentram-se inúmeros prédios históricos em diversos bairros, cada qual com suas características e vida própria. Mas o que atrai tanto os turistas do mundo todo (inclusive brasileiros) quanto os turcos é a famosa Istiklal Caddesi (Avenida da Independência), um calçadão para pedestres com cerca de dois quilômetros de extensão, localizada no bairro de Beyoglu (antigamente chamado de Pera).

Essa rua liga Taksim Meydani – a praça principal e palco de grandes manifestações –, à Praça do Tunel, onde se localiza o túnel de onde parte um pequeno bonde utilizado para se chegar até Karakoy e Ponte de Gálata.

A Istiklal Caddesi está sempre cheia de visitantes circulando (nem tanto agora por causa do turismo fraco), fazendo compras nas inúmeras lojas da própria rua e também das ruelas e becos que saem dela, ou buscando um local para comer. O trajeto pode ser feito a pé ou em um bondinho nostálgico que sai a cada 20 minutos da estação de Shishane do metrô.

Circular à pé por essa região permite aos pedestres descobrir ruas estreitas, algumas sem saída, mas com lojinhas, bares, docerias (merece um capítulo à parte) e restaurantes com todo tipo de comida, especialmente os peixes frescos e as famosas mezzes, que são entradas à base de iogurte, berinjela, charutos com folha de uva, entre outros pratos da culinária turca.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Muita coisa chama a atenção nessa rua, que tinha o nome de Grande Rue de Pera até a proclamação da República turca em 1923, entre elas são os prédios de consulados e embaixadas da Suécia, Grécia, Rússia e Holanda, igrejas e da escola de ensino médio Galassataray, além da importância arquitetônica e cultural.

Mas o destaque mesmo fica por conta do burburinho e do estilo de seus habitantes e visitantes, com mulheres muçulmanas tradicionais trajando burca e lenços que cobrem tudo ao lado de outras com roupas curtas e decotadas, bem no estilo ocidental.

20151003_145442E também dos artistas de rua, que tocam e cantam, levando os turcos (geralmente homens) a dançarem em grupos de amigos em plena Istiklal. São os mais variados sons que saem dos instrumentos musicais tocados por homens, mulheres e até mesmo crianças. Sem falar nos protestos que acontecem a qualquer momento em prol de todo tipo de causa.

O trajeto a pé por toda a extensão da Istiklal Caddesi acaba demorando muito mais do que se previa por conta das curiosidades que vão surgindo a nossa frente a cada passo. Quem tem espírito aventureiro e desbravador, vale a pena gastar um dia por essa rua, que fica lotada diariamente até altas horas da noite, com ou sem chuva, com ou sem neve, com ou sem sol.

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário