Páscoa - ressurreicaoAmados leitores, quero que vocês conheçam mais profundamente a importância e o significado da Páscoa. As pessoas em geral e especialmente no mundo secular olham a Páscoa apenas como mais um dia de festa e mais oportunidade de comprar os ovos de chocolate.

Mas a Páscoa, para os cristãos, tem um significado muito diferente. É claro que já nos habituamos a dar e a ganhar chocolates, afinal, estamos num mundo que nos impele a isso. Porém, para nós há um significado mais profundo nesta data.

Ela representa a passagem de uma situação para outra, um tempo de mudanças. Vejamos alguns pontos para reflexão sobre o seu verdadeiro significado.

1- A Páscoa é um tempo de expectativa (Ex. 12:1) 

O povo hebreu aguardava ansiosamente por algo que estava para acontecer. Depois daquela noite, suas vidas não seriam mais as mesmas. A sua história mudaria drasticamente, pois estariam livres para sempre do Egito.

2- A Páscoa é um tempo de compartilhamento (Ex. 12:3-4)

É tempo de compartilhar a vida de Cristo que há em nós. 

3- A Páscoa é um tempo de aplicação de estratégias (Ex. 12:5-11)

Deus orientou seu povo para agir de determinada maneira. Foram várias orientações: o cordeiro será sem defeito; ele será imolado no crepúsculo da tarde; tomarão do sangue e o porão nas portas… 

4 – A Páscoa é um marco histórico e existencial (Ex. 12:12-14a)

  • O Sangue vos será por sinal
  • Este dia vos será por Memorial

 5- A Páscoa é um tempo de celebração eternizada (Ex. 12: 14b)

Jesus e o cordeiro pascal que tira o pecado do mundo. 

6- A Páscoa é um tempo de adoração consciente (Ex. 12:27b)

A Páscoa não é um ritual, mas sim um período de adoração consciente que todos nós devemos dispensar a Jesus. 

7- A Páscoa é um tempo de libertação (Ex. 12:51)

“Naquele mesmo dia, tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito…”.

Para concluir, observe que na história do povo de Deus, a Páscoa tem seu ponto alto na ressurreição de Cristo, onde a morte foi vencida e, consequentemente, a vida nos foi oferecida gratuitamente. Em Cristo, nós temos a passagem da morte para a vida! Da escravidão para a liberdade total! 

Pr. Joiadas Soares

Complementando o texto anterior, a Páscoa é uma festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito e da libertação dos israelitas. A palavra Páscoa deriva do hebraico e significa a passagem do anjo exterminador, sendo poupadas as habitações dos israelitas cujas portas tinham sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal (Ex.12.11-27).

Chama-se a “Páscoa do Senhor”, a “festa dos pães asmos” (Lv 23.6, Lc 22.1), os dias dos “pães asmos” (At. 12:3, 20.6). Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Jesus Cristo, desse modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe comentário